DSpace/Manakin Repository

A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.costa2
dc.description.resumo A inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-02
dc.description.abstract School inclusion is regulated in Brazil for many years and has the objective of promoting education for all, regardless. However, even with the provisions in laws for their enforcement, the inclusive processes have many challenges to what actually happens. Based on these regulations, this study aims to investigate how the regular school is organized to include children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In this sense, we sought to investigate the organizational issue of a municipal school in the city of Sumé- PB, which has among its students an autistic child. To obtain data, semi-structured interviews were conducted with school professionals working directly with the autistic student. Interviews were recorded, transcribed and categorized from the thematic content analysis proposed by Bardin. The study of the interviews results contributed to understand how actually happens inclusion of autistic students in regular schools. It is suggested that further studies on the issue of school inclusion of autistic children observe the child's interaction in schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
dc.date.accessioned 2019-08-08T19:54:18Z
dc.date.available 2019-08-08
dc.date.available 2019-08-08T19:54:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - Escola pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Education - School pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Amanda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The inclusion of children with autism spectrum in regular education: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta