dc.creator.ID |
FEIJÓ, V. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA , Adail Marcos Lima da |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2279984424355361 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Suênya Freire do Monte |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, S. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Marketing de Rede ou Marketing Multinível é um sistema utilizado por empresas de Venda
Direta que distribuem produtos e serviços diretamente aos consumidores através de distribuidores
independentes, proporcionando formas de remuneração em vários níveis. Nos últimos anos essa
atividade vem crescendo no país, contribuindo com a geração de renda para milhares de
trabalhadores. Porém, muitas pessoas que optam por esse sistema não alcançam o êxito esperado.
Por ser uma atividade empreendedora, algumas características são essenciais aos profissionais
que atuam nesse segmento. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, através
de um estudo de caso com 28 distribuidores que atuam no sistema multinível em Campina
Grande – PB, buscando identificar e analisar as características empreendedoras que compõem o
perfil desses distribuidores. Para tanto foi utilizado o modelo desenvolvido por David McClelland
composto por três conjuntos de características empreendedoras denominados de Realização,
Planejamento e Poder. Após análise quantitativa e qualitativa dos dados, os resultados indicam
como características predominantes no perfil dos distribuidores pesquisados a Persistência, a
Busca de informações e o Estabelecimento de metas. Também foram identificadas características
que precisam ser desenvolvidas. Por ter utilizado uma amostra não-probabilística por
acessibilidade, os resultados não são conclusivos, sendo necessários novos estudos mais
aprofundados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Marketing de rede como estratégia empreendedora: um estudo de caso em Campina Grande – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-07-14 |
|
dc.description.abstract |
Network Marketing or Multi-level Marketing, is a system used by Direct Sales companies that
distribute products and services directly to consumers through independent distributors, providing
forms of payment at various levels. In recent years this activity has been growing in the country
providing thousands of workers with an income generation, however most people who choose
this system to work with do not reach the expected success. This entrepreneurial activity requires
the professionals in the segment to possess some essential features. Therefore a descriptive and
exploratory research was conducted through a case study compiling 28 distributors who work
with the multi-level system in Campina Grande-PB to identify and analyze the entrepreneurial
features which define their profiles. For this purpose the model developed by David McClelland
composed of three sets of entrepreneurial skills known as Attainment, Planning and Power was
used. Endurance, information research and goals setting were prevailing features in the profiles
of the distributors analyzed, as shown by results after a quantitative and qualitative analysis of the
data collected. Other characteristics which need to be developed were also identified. Results are
not conclusive and require further and deeper studies due to the use of a non-probabilistic sample
of accessibility. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5581 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-08T21:16:47Z |
|
dc.date.available |
2019-08-08 |
|
dc.date.available |
2019-08-08T21:16:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing de rede |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Características empreendedoras |
pt_BR |
dc.subject |
Network marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurship |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurial skills |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FEIJÓ, Viviane Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Network marketing as an entrepreneurial strategy: a case study in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FEIJÓ, Viviane Oliveira. Marketing de rede como estratégia empreendedora: um estudo de
caso em Campina Grande – PB. 2010. 97 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5581 |
pt_BR |