Repositorio Dspace/Manakin

Um olhar para a educação empreendedora: despertando o espírito empreendedor nos alunos da escola pública.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID TRAJANO, W. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3014256096714855 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Maria Aldano de França
dc.contributor.referee1ID FERNANDES, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo Considerando a importância do papel da escola como agente formador de opinião e diante de um panorama globalizado onde o mundo do trabalho se mostra cada vez mais exigente em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis a uma boa formação profissional, as políticas públicas educacionais precisam direcionar a prioridade de ensino para a formação de um currículo escolar que corresponda às demandas sociais, culturais e empresariais. Nesse contexto, o presente estudo foi realizado em escolas públicas estaduais e municipais do Ensino Fundamental II ou do 3º e 4º ciclos, na cidade de Campina Grande – PB e teve como objetivo analisar a percepção dos gestores escolares a respeito da viabilidade de implantação da disciplina Empreendedorismo no currículo escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória e descritiva através de entrevistas semi-estruturadas e da observação direta. A amostra analisada representou 26% do universo pesquisado. Os dados obtidos foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram a predominância de percepções favoráveis quanto à viabilidade na implantação da disciplina Empreendedorismo no currículo escolar, porém foram apontadas algumas dificuldades nesse processo, principalmente relacionadas à burocracia das autoridades governamentais, falta de envolvimento de todos da escola, falta de qualificação do pessoal docente e limitações do espaço físico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Um olhar para a educação empreendedora: despertando o espírito empreendedor nos alunos da escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2010-07-08
dc.description.abstract Considering the important role of school as an opinion leader and against a backdrop where the globalized world of work proves increasingly demanding in relation to knowledge, skills and attitudes essential to good training, public policies need to direct educational the priority of education for the formation of a school curriculum that meets the demands social, cultural and business. In this context, the present study was conducted in public schools and municipal Elementary School II or 3rd and 4th cycles in the city of Campina Grande - PB and aimed to analyze the perceptions of school managers about the feasibility of implementation of discipline entrepreneurship in the curriculum. We performed an exploratory study and descriptive through semi-structured interviews and direct observation. The sample represented 26% of the universe studied. The data were analyzed quantitatively and qualitatively. The results indicated the predominance of favorable perceptions about the feasibility of the implementation of the entrepreneurship discipline in the school curriculum, but were pointed out some difficulties in this process, mainly related to the bureaucracy of government officials, lack of involvement of all the school, lack of qualification of teaching staff and limitations of physical space. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5582
dc.date.accessioned 2019-08-08T21:27:16Z
dc.date.available 2019-08-08
dc.date.available 2019-08-08T21:27:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TRAJANO, Wandeberg Aquino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at entrepreneurial education: awakening the entrepreneurial spirit in public school students. pt_BR
dc.identifier.citation TRAJANO, Wandeberg Aquino. Um olhar para a educação empreendedora: despertando o espírito empreendedor nos alunos da escola pública. 2010. 104 f.(Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5582 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta