DSpace/Manakin Repository

Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2
dc.description.resumo O presente trabalho busca investigar de que forma a questão de gênero e diversidade sexual estão sendo trabalhadas no Ensino Médio pelos professores, assim como demonstrar qual a relevância da inserção do tema no currículo do Ensino Médio. Dessa forma, realiza-se um breve percurso na história, destacando-se as definições do termo gênero para alguns autores, assim como a sexualidade que é construída socialmente, em seguida, buscou-se analisar as relações de gênero e sexualidade nos currículos escolares, tal como as transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo. Considerando, tais mudanças à escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, assim como a desnaturalização do preconceito. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, e o que os alunos compreendem sobre o assunto, para tanto foi necessário realizar entrevistas com professores da escola, com a diretora da instituição e com alunos adolescentes do Ensino Médio. Podemos constatar com as entrevistas efetuadas que o preconceito e a discriminação contra os homossexuais estão presentes, não só na sociedade como também no ambiente escolar, existindo assim, uma necessidade da instituição ensinar assuntos ligados à sexualidade em sala de aula, para desmistificar esse preconceito existente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-02
dc.description.abstract This study aims to investigate how the issue of gender and sexual diversity are being worked in high school by the teachers, as well as demonstrate the relevance of the theme of integration into the high school curriculum. Thus, there will be a brief course in history, especially the gender term settings for some authors, as well as sexuality is socially constructed, then attempted to analyze the relationship of gender and sexuality in school curriculum, as social changes that have occurred over time. Considering such changes to school should enable the development of critical thinking and reflective of the students, as well as the denaturalization of prejudice. To this end, the work shows how gender settings are being worked at school and what students understand about it, therefore it was necessary to conduct interviews with school teachers, with the principal of the institution and with the high school students. We note with interviews made that prejudice and discrimination against homosexuals are present not only in society but also in the school environment, having thus a need for the institution to teach subjects related to sexuality in the classroom, to demystify this existing bias . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586
dc.date.accessioned 2019-08-09T10:03:15Z
dc.date.available 2019-08-09
dc.date.available 2019-08-09T10:03:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - escola pt_BR
dc.subject Gênero - sexualidade pt_BR
dc.subject Sociologia educacional pt_BR
dc.subject Education - school   pt_BR
dc.subject Gender - sexuality pt_BR
dc.subject Educational sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Bruna Silvestre.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender and education: sexual diversity in the school context. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Bruna Silvestre de. Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. 2015. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta