dc.creator.ID |
OLIVEIRA, B. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, V. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Carolina Silva de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2 |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho busca investigar de que forma a questão de gênero e diversidade
sexual estão sendo trabalhadas no Ensino Médio pelos professores, assim como
demonstrar qual a relevância da inserção do tema no currículo do Ensino Médio. Dessa
forma, realiza-se um breve percurso na história, destacando-se as definições do termo
gênero para alguns autores, assim como a sexualidade que é construída socialmente, em
seguida, buscou-se analisar as relações de gênero e sexualidade nos currículos escolares,
tal como as transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo. Considerando,
tais mudanças à escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e
reflexivo dos alunos, assim como a desnaturalização do preconceito. Com este
propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados
na escola, e o que os alunos compreendem sobre o assunto, para tanto foi necessário
realizar entrevistas com professores da escola, com a diretora da instituição e com
alunos adolescentes do Ensino Médio. Podemos constatar com as entrevistas efetuadas
que o preconceito e a discriminação contra os homossexuais estão presentes, não só na
sociedade como também no ambiente escolar, existindo assim, uma necessidade da
instituição ensinar assuntos ligados à sexualidade em sala de aula, para desmistificar
esse preconceito existente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-02 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to investigate how the issue of gender and sexual diversity are being
worked in high school by the teachers, as well as demonstrate the relevance of the
theme of integration into the high school curriculum. Thus, there will be a brief course
in history, especially the gender term settings for some authors, as well as sexuality is
socially constructed, then attempted to analyze the relationship of gender and sexuality
in school curriculum, as social changes that have occurred over time. Considering such
changes to school should enable the development of critical thinking and reflective of
the students, as well as the denaturalization of prejudice. To this end, the work shows
how gender settings are being worked at school and what students understand about it,
therefore it was necessary to conduct interviews with school teachers, with the principal
of the institution and with the high school students. We note with interviews made that
prejudice and discrimination against homosexuals are present not only in society but
also in the school environment, having thus a need for the institution to teach subjects
related to sexuality in the classroom, to demystify this existing bias . |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-09T10:03:15Z |
|
dc.date.available |
2019-08-09 |
|
dc.date.available |
2019-08-09T10:03:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero - sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Education - school |
pt_BR |
dc.subject |
Gender - sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Educational sociology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Bruna Silvestre. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender and education: sexual diversity in the school context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Bruna Silvestre de. Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. 2015. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586 |
pt_BR |