dc.creator.ID |
SILVA, A. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1481006482893732 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DINIZ, Paulo César Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DINIZ, P. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Robson Fernandes. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.silva |
|
dc.description.resumo |
Este estudo
evide ncia o trabalho cooperado/associado e a emergência da educação não
escolarizada no Assentamento Fazenda Mata em Amparo/PB. Pretende se, portanto,
investigar: de que forma o trabalho em cooperação/associado torna se um mecanismo de
promoção da educação não escolarizada no campo do estudo ? Nessa perspectiva , tem se
como objetivo principal, compreender a economia solidária e o desenvolvimento sustentável
como formas educativas no referido assentamento . A pesquisa se caracteriza como um estudo
de caso, com metodologia de natureza descritiva com abordagem qualitativa e pesquisa
bibliográfica , com anotações no diário de campo do pesquisador. A princípio, foi empreendida
uma revisão da literatura s obre a produção cooperada/associada e economia solidária , os
mo vimentos sociais do campo e a germinação de processos formativos por vias desses
fatores A organização coletiva da comunidade pesquisada, a Associação dos Produtores
Rurais do Sítio Caiçar a, é um mecanismo que fortalece o desenvolvimento do trabalho
coleti vo, do olhar crítico dos sujeitos sobre o contexto concreto e o espírito participativo e
democrático através de assembleias/reuniões promovidas pela instituição ,e sses fatores
fertilizam a ocorrência de mediações pedagógicas no desenvolvimento de ati vidades
relacionadas ao referido modo de produção. Esta pesquisa detectou indícios de econo mia
solidária no campo investigado, mais precisamente no trabalho associado através da
constituição da associação; nas atividades cooperadas, como a criação d e peixe e planta ções
de palma e atriplex (erva sal); nos trabalhos comunitários , a exemplo da produção de água
doce e na produção em harmo nia com o meio ambiente, a existência de princípios de
desenvolvimento sustentável. Conclui se que a formação do grupo estudado pode ser visto
como uma forma de promov er a inclusão social e favorecer a ocorrência de atos educativos e
situações de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho cooperado e a emergência da educação não escolarizada no assentamento fazenda Mata em Amparo-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.description.abstract |
This s
tudy highlights the cooperative/ associated labor and the emergence of non sc hool
education in the Assentamento Fazenda Mata em Amparo/ PB. It is intended, therefore, to
in vestigate: how cooperative work/ associate become a promotional mechanism of non school
education in the field of study? From this perspective, it has as main objective to understand
the social economy and sustainable development as educational forms in that settlement. Th e
research is characterized as a case study, with descriptive methodology with a qualitative
approach and literature, with annotations in the researcher's field diary. At first, a literature
review wa s undertaken on the cooperative/ social economy and assoc iated production, rural
social movements and germination of training processes by way of these factors. The
collective organization of comm unity studied, The Associação dos ProdutoresRurais do
SítioCaiçara , is a mechanism that strengthens the development of collective work, the critical
eye of the subjects on the concrete context and participatory and democ ratic spirit through
assemblies/ meetings organized by the institution These factors fertilize the occurrence of
pedagogical mediations in the developmen t of activities related to that production. This
research has detected signs of economic solidarity in the investigated field, more precisely in
the associated work through the association's constitution; in cooperative activities such as
fish farming and palm oil plantations and atriplex (herb salt); in community work, such as the
freshwater production; and producing in harmony with the environment, the existence of
principles of sustainable development. It is concluded that the formation of the study grou p
can be seen as a way to promote social inclusion and favor the occurrence of acts educational
and learning situations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5588 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-09T10:17:07Z |
|
dc.date.available |
2019-08-09 |
|
dc.date.available |
2019-08-09T10:17:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fora da escola |
pt_BR |
dc.subject |
Economia |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching out of school |
pt_BR |
dc.subject |
Economy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Antonio Josinaldo Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cooperative work and the emergence of unschooled education in the Mata farm settlement in Amparo-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Antonio Josinaldo Soares. O trabalho cooperado e a emergência da educação não escolarizada no assentamento fazenda Mata em Amparo-PB. 2015. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5588 |
pt_BR |