DSpace/Manakin Repository

A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CORREIA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4193360600184003 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.correia
dc.description.resumo A proposta deste trabalho é discutir bem como investigar como é vista e instruída os conteúdos nos livros didáticos, em particular falaremos da região Nordeste, a forma como a mesma é apresentada nos livros e na sala de aula. Fazendo uma analise dos livros didáticos de Sociologia adotados pelo MEC e distribuídos nas escolas, para alcançar nosso objetivo consideraremos dois livros didáticos:”Sociologia para o Ensino Médio (de Nelson Dacio Tomazi,2010) e “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” ( Helena Maria Bomeny Garchet & Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros,2010) . Com esta concepção buscaremos entender e discutir como o conteúdo sobre a região Nordeste é apresentado nas referidas obras. Sabemos que o livro por si só, não dispõe de toda informação necessária para a formação dos alunos bem como para auxilio dos professores. Mas é um complemento importante nas relações de aprendizado se tornando chave para o conhecimento, no entanto sua discussão condiciona as práticas educacionais da escola. Usamos estes recursos didáticos para compreender a sua contribuição para a Sociologia, no entanto, nas relações sociais fazendo um diálogo com diversos autores de como é apresentada a região Nordeste de modo a sistematizar como esta se constitui na Sociologia. Neste trabalho, o que o torna mais importante e fundamental é analisar como a região Nordeste é tratada na Sociologia escolar e como se dá a relação com estes autores. Feita a análise nos livros didáticos citados, nossa pretensão é contribuir com o nosso pensamento nas práticas educacionais, buscando colaborar na formação social do individuo. No entanto o livro didático, o saber e a educação formal não estão totalmente isolados do contexto político e cultural das relações sociais de dominação, tornado-se instrumentos que representam o universo cultural através de práticas políticas e culturais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-25
dc.description.abstract The purpose of this paper is to discuss and investigate how it is seen and learned the contents in textbooks, in particular talk of the Northeast region, the way it is presented in the books and in the classroom. Making an analysis in textbooks of sociology adopted by the MEC and distributed in schools, to achieve our goal we will consider two textbooks: (from: Nelson Dacio Tomazi, 2010) and "Modern Times, Sociology of Time" (from: Helena Maria Bomeny Garchet & Stella Bianca Pinheiro de Medeiros Freire, 2010). With this design seek to understand and discuss how the content on the Northeast region is presented in such works. We know that the book itself does not have all necessary information to the training of students as well as teachers aid. But it is an important complement in learning relations becoming key to knowledge, however its discussion conditions the school educational practices. But use these teaching resources to understand its contribution to sociology, however, social relations making a dialogue with several authors is presented as the Northeast to systematize as this constitutes the Sociology. In this work, which makes it more important and fundamental is to analyze how the Northeast is treated in school Sociology and how is the relationship with these authors. After analysis in textbooks mentioned, our intention is to contribute to our thinking in educational practices, seeking work in the social formation of the individual. However the textbook, knowledge and formal education are not completely isolated from the political and cultural context of social relations of domination, become-instruments that represent the cultural universe through political and cultural practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589
dc.date.accessioned 2019-08-09T10:28:04Z
dc.date.available 2019-08-09
dc.date.available 2019-08-09T10:28:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Nordeste brasileiro pt_BR
dc.subject Sociology teaching   pt_BR
dc.subject Textbook   pt_BR
dc.subject Brazilian northeast pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORREIA, Aparecida Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The problem of the northeast region in the high school sociology textbook. pt_BR
dc.identifier.citation CORREIA, Aparecida Gomes. A problemática da região nordeste no livro didático de sociologia do ensino médio. 2015. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5589 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta