dc.creator.ID |
GUILHERME, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4642079545001597 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, V. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.guilherme |
|
dc.description.resumo |
O preconceito racial contra o negro está presente na sociedade nos diversos segmentos sociais
no Brasil e no mundo. No Brasil, vemos os negros (pretos e pardos) como maioria da
população. No mercado de trabalho, são os mais desvalorizados e com os menores salários,
morando quase sempre em bairros pobres. Sendo assim, a escola uma das instituições
incumbidas de preparar o aluno para exercer a cidadania, é historicamente preconceituosa.
Tendo em vista que a escola é preconceituosa e que há uma escassez de trabalhos com essa
temática na região do cariri paraibano, foi o motivo pelo qual foi feito este estudo visando
atrair as atenções para o preconceito racial contra o negro dentro dessa instituição. Sendo
assim, aqui pretende-se saber, na visão dos atores escolares, alunos(as), porteiros, professores
de sociologia e gestora escolar, se existe ou não o preconceito contra o negro dentro da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, se preferem
afirmar ou silenciar o preconceito e saber se o tema está sendo tratado adequadamente. Esta
pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado o questionário como ferramenta para coletar os
dados. Neste estudo o que nos aponta é o silêncio por parte dos alunos quando presenciam o
preconceito contra o negro e que, segundo os atores escolares, essa prática é mais comum
entre os alunos. A ideia de se discutir isoladamente a questão racial em disciplinas pontuais,
na área de humanas, e discutir abundantemente em uma data comemorativa também aparece.
Sendo assim, a escola é preconceituosa, embora boas ações tenham sido feitas no combate ao
preconceito, isso ainda não é o suficiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-26 |
|
dc.description.abstract |
Racial prejudice against black is present in society in different social segments in Brazil and
worldwide. In Brazil, we see the black (black and brown) as most of the population. In the
labor market, are the most undervalued and with the lowest wages, often living in poor
neighborhoods. Thus, the school of the institutions responsible for preparing students to
exercise citizenship, is historically biased. Given that the school is prejudiced and that there is
a lack of studies on this topic in the Paraiba cariri region, was the reason why it was done this
study to draw attention to racial prejudice against black within that institution. So here it is
intended to know, in view of school actors, students (as), porters, sociology teachers and
school management, whether or not the prejudice against black within the State School of
Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz, are preferred
state or mute the bias and whether the subject is being handled properly. This research is a
qualitative approach and applied the questionnaire as a tool to collect the data. In this study
which points us is the silence from students when they see the prejudice against black and,
according to the school actors, this practice is more common among students. The idea of
separately discuss the issue of race in individual disciplines in the humanities, and discuss
thoroughly in a commemorative date also appears. Therefore, the school is biased, though
good deeds have been made in the fight against prejudice, this is still not enough. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-09T12:32:25Z |
|
dc.date.available |
2019-08-09 |
|
dc.date.available |
2019-08-09T12:32:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - conflitos |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento social |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito racial |
pt_BR |
dc.subject |
School - conflicts |
pt_BR |
dc.subject |
Social behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Racial prejudice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUILHERME, Jaderson de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Racial Prejudice at School: A Look at the View of School Actors at State School prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUILHERME, Jaderson de Sousa. Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé -
PB. 2015. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596 |
pt_BR |