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Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB.

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dc.creator.ID GUILHERME, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4642079545001597 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.guilherme
dc.description.resumo O preconceito racial contra o negro está presente na sociedade nos diversos segmentos sociais no Brasil e no mundo. No Brasil, vemos os negros (pretos e pardos) como maioria da população. No mercado de trabalho, são os mais desvalorizados e com os menores salários, morando quase sempre em bairros pobres. Sendo assim, a escola uma das instituições incumbidas de preparar o aluno para exercer a cidadania, é historicamente preconceituosa. Tendo em vista que a escola é preconceituosa e que há uma escassez de trabalhos com essa temática na região do cariri paraibano, foi o motivo pelo qual foi feito este estudo visando atrair as atenções para o preconceito racial contra o negro dentro dessa instituição. Sendo assim, aqui pretende-se saber, na visão dos atores escolares, alunos(as), porteiros, professores de sociologia e gestora escolar, se existe ou não o preconceito contra o negro dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, se preferem afirmar ou silenciar o preconceito e saber se o tema está sendo tratado adequadamente. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado o questionário como ferramenta para coletar os dados. Neste estudo o que nos aponta é o silêncio por parte dos alunos quando presenciam o preconceito contra o negro e que, segundo os atores escolares, essa prática é mais comum entre os alunos. A ideia de se discutir isoladamente a questão racial em disciplinas pontuais, na área de humanas, e discutir abundantemente em uma data comemorativa também aparece. Sendo assim, a escola é preconceituosa, embora boas ações tenham sido feitas no combate ao preconceito, isso ainda não é o suficiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-26
dc.description.abstract Racial prejudice against black is present in society in different social segments in Brazil and worldwide. In Brazil, we see the black (black and brown) as most of the population. In the labor market, are the most undervalued and with the lowest wages, often living in poor neighborhoods. Thus, the school of the institutions responsible for preparing students to exercise citizenship, is historically biased. Given that the school is prejudiced and that there is a lack of studies on this topic in the Paraiba cariri region, was the reason why it was done this study to draw attention to racial prejudice against black within that institution. So here it is intended to know, in view of school actors, students (as), porters, sociology teachers and school management, whether or not the prejudice against black within the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz, are preferred state or mute the bias and whether the subject is being handled properly. This research is a qualitative approach and applied the questionnaire as a tool to collect the data. In this study which points us is the silence from students when they see the prejudice against black and, according to the school actors, this practice is more common among students. The idea of separately discuss the issue of race in individual disciplines in the humanities, and discuss thoroughly in a commemorative date also appears. Therefore, the school is biased, though good deeds have been made in the fight against prejudice, this is still not enough. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596
dc.date.accessioned 2019-08-09T12:32:25Z
dc.date.available 2019-08-09
dc.date.available 2019-08-09T12:32:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola - conflitos pt_BR
dc.subject Comportamento social pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject School - conflicts   pt_BR
dc.subject Social behavior   pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUILHERME, Jaderson de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Racial Prejudice at School: A Look at the View of School Actors at State School prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation GUILHERME, Jaderson de Sousa. Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. 2015. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596 pt_BR


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