DSpace/Manakin Repository

Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUARESMA, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6004063972094406 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma
dc.description.resumo O presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2015-04-14
dc.description.abstract This study titled "strangeness and denaturing in the teaching of sociology in cariri of Paraiba", it is a qualitative, descriptive and effective in the State Preparatory High School Innovative Integrated on Professional Education - José Leite de Souza, located in Monteiro, PB with students and high school sociology teacher. The purpose of this study is to analyze the extent to which the discipline meets its functionality as a scientific field from the promotion of estrangement and denaturing around the content covered to a greater understanding of social reality. For this, in this research, we use the methods: focus group, which is made up of high school students; observation, held from Supervised Internship I, and questionnaires, which were directed to two teachers who taught the discipline. The results obtained show that, in a limited way, the contents promote greater reflexivity around the reality of most critical and rational manner, that, when they are promoted the process of estrangement and denaturing, however, there was also the enigma that consistently yields methodological debates, and who continue to perpetuate the teaching of this discipline is that build knowledge beyond the classroom, and what more coming for teaching content, which may allow students a more comprehensive and sensitive view before the practical world and their daily reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
dc.date.accessioned 2019-08-09T12:55:12Z
dc.date.available 2019-08-09
dc.date.available 2019-08-09T12:55:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociologia - ciência pt_BR
dc.subject Sociologia - ensino pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Sociology - science   pt_BR
dc.subject Sociology - teaching   pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Rafaela Maurício.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strangulation and denaturalization in the teaching of parairi cariri sociology. pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta