DSpace Repository

O desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, M. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Glauciane Danusa.
dc.contributor.referee2 SILVA, Cleomária Gonçalves da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2015.tccmon.silva
dc.description.resumo O solo é o componente integrador dos ecossistemas, mas seu conhecimento ainda é limitado, sendo um agravante para o avanço da degradação. A arte é fundamental na construção do conhecimento e o desenho tem, portanto, importância considerável na construção da aprendizagem infantil, sobretudo quando se considera a experiência de cada criança. O desenho infantil apresenta uma pluralidade de possibilidades que se caracterizam como um modo alternativo da criança de se colocar no mundo. O trabalho objetivou avaliar o entendimento e analisar as representações artísitcas das crianças da rede pública municipal de Sumé (PB) sobre os recursos edáficos, sua importância, funções, as práticas de conservação, a fauna edáfica, as interações com o homem e demais elementos da Natureza, através de palestras, exercícios e práticas de desenhos, numa proposta interativa, dialógica, espontânea e participativa. Foram realizadas palestras e oficinas com as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental e aplicado questionários de percepção ambiental sobre o entendimento destas sobre os solos. Após a avaliação dos questionários foram realizadas práticas de desenhos sobre as temáticas apresentadas. Os resultados mostraram que o desenho tem a capacidade de revelar a evolução do pensamento da criança sobre o solo, evidenciando a importância destas atividades no desenvolvimento da aprendizagem infantil e na sensibilização para a importância, valorização e conservação dos recursos do solo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-12
dc.description.abstract Soil is the integrating component of ecosystems, but their knowledge is still limited and is an aggravating factor for the advancement of degradation. Art is fundamental in the construction of knowledge and the design therefore has considerable importance in the construction of children's learning. Especially when considering each child's experience. The children's drawing shows a plurality of possibilities that are characterized as a child of the alternative method of setting the world. The study aimed to evaluate the understanding and analyze therepresentationsartísitcasof children's municipal schoolSumé (PB) on soil resources, its importance, functions, conservation practices, soil fauna, interactions with humans and other elements of nature through paletras , exercises and practical designs, an interactive, dialogical, and participatory espontâna proposal. Lectures and workshops were held with the children of the 6th grade of elementary school and applied environmental perception survey on the understanding of these on soils. After evaluation of the questionnaires drawings practices were held on the topics presented. The results showed that the design has the ability to reveal the evolution of the thinking of the child on the ground, showing the importance of this activity in the development of children's learning and awareness of the importance, value and conservation of soil resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612
dc.date.accessioned 2019-08-09T19:02:24Z
dc.date.available 2019-08-09
dc.date.available 2019-08-09T19:02:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedologia pt_BR
dc.subject Ensino de pedologia para crianças pt_BR
dc.subject Solos pt_BR
dc.subject Educação infantil – desenhos pt_BR
dc.subject Pedology pt_BR
dc.subject Pedology education for children pt_BR
dc.subject Soils pt_BR
dc.subject Early childhood education - drawings pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Márcio Fernando de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Drawing as a tool for soil education: children's eyes. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Márcio Fernando de Lima. O desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças. 2015. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account