dc.creator.ID |
MARINHO, Paula. P. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6613217822768647 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORREIA , Suzanne Érica Nóbrega |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde |
|
dc.contributor.referee1ID |
CÂNDIDO, G.A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CALDAS , Patrícia Trindade |
|
dc.contributor.referee2ID |
CALDAS, P. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O advento e a evolução do processo de globalização acarretaram mudanças no cenário dos
negócios, criando um ambiente de grande complexidade para as organizações, impulsionando
estas a quebrarem antigos paradigmas transferindo o foco da produção/lucro no processo
administrativo para o conhecimento, que passou a ser o elemento mais valioso para as
organizações. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e
disseminem o conhecimento, representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas
empresas. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a Gestão do Conhecimento, a
partir das sete dimensões proposta por Terra (2005), em uma Instituição de Ensino da rede
privada situada no município de Campina Grande - PB. Nesta pesquisa, caracterizada como
exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de
dados a observação participante de caráter qualitativo e um questionário quantitativo aplicado
junto aos diretores, coordenadores e professores da IE com o intuito de identificar como a
estratégia e alta administração, cultura organizacional, estrutura organizacional, administração
de recursos humanos, sistemas de informação, mensuração dos resultados e aprendizado com
o meio ambiente influenciam na geração de conhecimento dentro da IE. Com os resultados
obtidos observou-se que a instituição estudada encontra-se num bom nível quanto à gestão do
conhecimento, demonstrando bons resultados em todas as dimensões apresentadas.
Destacando-se na dimensão referente aos sistemas de informação, em aspectos relacionados a
cultura organizacional e algumas práticas de recursos humanos. No entanto, apresentou
deficiências nos seguintes pontos: na forma de aferição da remuneração, inação de equipes
temporárias dedicadas à criação de novos projetos, como também o não aproveitamento de
ambientes informais como forma para troca de idéias relevantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
The advent and evolution of the Globalization process have made many changes in the
business world, creating an environment of great complexity to the organizations and driving
them to break old paradigms, transferring the focus of production/profit on the administrative
process to the knowledge, which now has becoming the most precious thing to the
organizations. The creation and implantation of processes that generate, store, manage and
disseminate the knowledge represent the newest challenge to be faced by the companies. This
study has by general goal to evaluate of the Knowledge Management, from the seven
dimensions proposed by Terra (2005), on a private Education Institution, located in the city of
Campina Grande-PB. In this research, qualified as exploratory, descriptive and case study,
some instruments of data collection have been used, such as a qualitative participant
observation and a quantitative questionnaire applied along the directors, coordinators and
teachers from the Education Institution, aiming to identify how is strategy and high
management, organizational culture, organizational structure, human resources management,
informational systems, analysis of results and learning with the environment influence the
generation of knowledge within the IE. With the collected data it was possible to conclude
that the studied institution is at a good level regarding its knowledge management, showing
good results in all dimensions. Its highlight is regarding the dimension of informational
systems, in aspects related to organizational culture and some human resource practices.
Although, it lacks on the following points: the way of checking the remuneration, inaction of
temporary teams dedicated to creating new projects as well as the non-use of informal
environments as a mean to exchange relevant ideas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-10T15:00:00Z |
|
dc.date.available |
2019-08-10 |
|
dc.date.available |
2019-08-10T15:00:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo de terra |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge management |
pt_BR |
dc.subject |
Terra model |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARINHO, Paula Pantoja Loureiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge management: study of the seven dimensions, proposed by Terra (2005), in an educational institution in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARINHO, Paula Pantoja Loureiro. Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB. 2010. 93 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631 |
pt_BR |