DSpace/Manakin Repository

Diagnóstico estratégico: compreendendo a realidade da Ótica Rubi.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, D. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOREIRA , Vinícius Farias
dc.contributor.advisor1ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Sídia Fonseca
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, S. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5171426101099057 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTANA, Lúcia de Freitas
dc.contributor.referee2ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.description.resumo Diante do contexto de mercado vivenciado atualmente pelas empresas, em que a forte concorrência, novas tecnologias, e comportamento de consumidores, por exemplo, são fatores que colocam as empresas em constante desafio, se faz necessária a adoção de ferramentas administrativas que proporcionem uma vantagem competitiva sustentável. Entre as ferramentas existentes existe a Administração Estratégica, que permite à empresa aproveitar oportunidades advindas do ambiente externo, diminuir impactos de fatores também do ambiente externo e verificar forças e fraquezas internas, elaborando estratégias, formas de implantação e controle para o efetivo alcance do resultado buscado. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um diagnóstico estratégico da Ótica Rubi, apresentando como objetivos específicos: identificar as oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo da empresa; identificar os pontos fortes e fracos do ambiente interno da empresa e propor ações táticas para a empresa. Para a realização deste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso descritivo e aplicado de caráter qualitativo em que se utilizou como método e ferramenta de coleta de dados a reflexão critica e análise de documentos internos. Como resultados percebeu-se que a empresa apresenta como ameaça mais séria a gratuidade de consulta oftalmológicas oferecidas por concorrente, e nessa ameaça concentrou-se a estratégia da empresa que pela impossibilidade legal e ética de fazer a mesma prática, passaria a ofertar aos clientes 50% de desconto nas consultas na compra de óculos completos, atingindo um aumento de 20% de faturamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Diagnóstico estratégico: compreendendo a realidade da Ótica Rubi. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract Given the market environment currently experienced by companies in which the strong competition, new technologies, and consumer behavior, for example, are factors that put companies in a constant challenge, it is necessary to adopt administrative tools that provide a competitive advantage sustainable. Among the existing tools exist there is a strategic management, which enables the company to seize opportunities arising from the external environment, reduce impact of factors of external environment and also check internal strengths and weaknesses, developing strategies, forms of implementation and control for the effective range of the sought result . Within this context, the objective was to develop a management strategic for the Ótica Rubi, with the following objectives: identify opportunities and threats in the external environment of business; identify the strengths and weaknesses of the internal environment of the company and propose tactical actions for the company. For this work it was developed a case study descriptive and applied with qualitative character in which was used as a method and tool for data collection the critical reflection and analysis of internal documents. As a result it was realized that the company presents a threat more serious ophthalmologic consultation gratuity offered by a competitor, and this threat has focused the company's strategy that the legal and ethical impossibility of doing the same practice would offer customers 50 % discount on consultations in the purchase of glasses full, reaching a 20% increase in sales. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5634
dc.date.accessioned 2019-08-10T15:24:13Z
dc.date.available 2019-08-10
dc.date.available 2019-08-10T15:24:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Análises dos ambientes externo e interno pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Analysis of the external environment and internal pt_BR
dc.subject Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Deisy Travassos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic diagnosis: understanding the reality of Ruby Optics. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Deisy Travassos. Diagnóstico estratégico: compreendendo a realidade da Ótica Rubi. 2010. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5634 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta