Repositorio Dspace/Manakin

A percepção de torcedores de futebol frente às ações do marketing esportivo.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SELISTER, G. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2531780923889478 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEAL, Francisco Nery
dc.contributor.advisor1ID LEAL, F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA, Vinícius Farias
dc.contributor.referee1ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee2 MENDONZA, Roberto
dc.contributor.referee2ID MENDOZA, R. pt_BR
dc.description.resumo As ações de marketing esportivo desempenham um papel importante sobre os torcedores enquanto consumidores, atuando diretamente sobre sua paixão. Com ações eficazes, os clubes podem melhorar o relacionamento com seus torcedores, mantendo-os satisfeitos, para que assim aumente a demanda pelo consumo de produtos dos clubes. A pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a percepção dos torcedores de clubes de futebol - participantes do campeonato brasileiro da série A e B do ano de 2011- diante das ferramentas de marketing utilizadas no futebol e o envolvimento deles nos clubes. Para isto foi realizada uma pesquisa do tipo survey, isto é, a utilização de questionários, disponibilizados online através da ferramenta Google Docs, em comunidades relacionadas aos clubes de futebol, no site de relacionamento Orkut. A amostra foi de 4.838 torcedores, onde cada um respondeu cerca de 40 questões, sendo 28 perguntas fechadas obrigatórias, 16 perguntas fechadas não obrigatórias, um espaço para o torcedor colocar seu e-mail, se desejasse receber os resultados dos trabalhos, e um espaço para suas considerações, se porventura considerasse pertinente. O trabalho fornece potenciais formas para os clubes de futebol aumentarem a fidelidade dos clientes,e fortalecer sua compreensão para o papel das ferramentas de marketing esportivo; para a percepção e a satisfação do cliente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title A percepção de torcedores de futebol frente às ações do marketing esportivo. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract Actions of sports marketing play an important role on the fans as consumers, acting directly on your passion. With effective action clubs can improve relationships with their football fans, keeping them happy, so that raises the demand for consumption of products from clubs. The research aimed to diagnose the perception of the fans of football clubs - participants of the Brazilian championship series A and B of 2011 - before the marketing tools used in soccer and their involvement in clubs. To this was carried out a survey research, that is the use of questionnaires, made available through the online tool Google Docs in communities related to football clubs, in the social networking site Orkut. The sample consisted of 4,838 football fans, where each one answered about 40 questions, 28 closed questions mandatory, not mandatory 16 closed questions, a space for the fans to put your e-mail, if it wished to receive the results of the work, and a space for its consideration, if indeed consider relevant. The work provides potential means for football clubs to increase customer loyalty and strengthen your understanding of the role of sports marketing tools, to the perception and customer satisfaction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5636
dc.date.accessioned 2019-08-10T18:45:22Z
dc.date.available 2011
dc.date.available 2019-08-10T18:45:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing esportivo pt_BR
dc.subject Satisfação de Torcedores pt_BR
dc.subject Ações de Marketing pt_BR
dc.subject Sports Marketing pt_BR
dc.subject Fan Satisfaction pt_BR
dc.subject Marketing Actions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SELISTER, Gustavo Kremer.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of soccer fans regarding sports marketing actions. pt_BR
dc.identifier.citation SELISTER, Gustavo Kremer. A percepção de torcedores de futebol frente às ações do marketing esportivo. 2011. 87 f.(Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5636 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta