dc.creator.ID |
FARIAS, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEAL, Francisco Nery |
|
dc.contributor.referee1ID |
LEAL, F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MENDONZA, Roberto |
|
dc.contributor.referee2ID |
MENDOZA, R. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A intensa competitividade do mercado exige uma maior flexibilidade das organizações com o
intuito de se adequar ao ambiente externo. Com o surgimento da Era do Conhecimento, o
fator humano passou a ser percebido como um diferencial competitivo para as empresas. No
intuito de estimular a motivação de seus funcionários, tornando-os comprometidos com os
objetivos da empresa, procurou-se melhorar a sua comunicação organizacional com os seus
funcionários. O endomarketing, portanto, fornece ferramentas que auxiliam a comunicação
interna. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática do endomarketing nas
principais agências bancárias situadas na cidade de Campina Grande - PB. Quanto à
metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de campo, com caráter descritivo, sendo
aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, utilizando abordagem
quantitativa e qualitativa no tratamento dos mesmos. Após identificar os principais bancos da
cidade, foram escolhidas as principais agências de cada um. Para melhor compreensão da
análise, foram construídos gráficos que ilustram os resultados obtidos. Os resultados apontam
o número excessivo de canais de comunicação e a discrepância de resultados entre os bancos,
com o Banco Verde tendo o melhor desempenho apresentando uma comunicação objetiva,
mas precisando melhorar na valorização dos funcionários. Os bancos Vermelho e Amarelo,
por outro lado, demonstraram resultados insatisfatórios, revelando deficiência nos estímulos à
motivação de seus funcionários e problemas com a forma de comunicação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Endomarketing no setor bancário: uma análise nas principais agências de Campina Grande -PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
The intense market competitiveness requires a greater flexibility of organizations in order to
suit the external environment. With the emergence of the Knowledge Age, the human factor
has come to be perceived as a competitive differentiator for companies. In order to stimulate
the motivation of their employees, making them committed to the objectives of the company,
sought to improve organizational communication with their employees. The endomarketing,
therefore, provides tools to assist internal communication. The research had as general
objective the practice of endomarketing in major banks located in the city of Campina Grande
- PB. Regarding the methodology used, it was conducted a field research with a descriptive
character, and with a quantitative and qualitative approach, applied a questionnaire to collect
data for processing. After identifying the major city banks, key agencies were chosen from
each. To better understand the analysis, plots were constructed to illustrate the results. The
results indicate the excessive number of communication channels and the discrepancy in
results between the banks, with the Green Bank with the best performance, showed an
objective communication, but needs improvement the valuation of its employees. Red and
Yellow Banks, on the other hand, showed unsatisfactory results, revealing deficiencies in
incentives to motivate its employees and problems with the way people communicate. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5639 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-10T20:14:55Z |
|
dc.date.available |
2011 |
|
dc.date.available |
2019-08-10T20:14:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Comprometimento |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos de Comunicação Interna |
pt_BR |
dc.subject |
Communication |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Commitment |
pt_BR |
dc.subject |
Internal Communication Instruments |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Luciano Magno de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Endomarketing in the banking sector: an analysis in the main branches of Campina Grande -PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Luciano Magno de. Endomarketing no setor bancário: uma análise nas principais agências de Campina Grande - PB. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5639 |
pt_BR |