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Endomarketing no setor bancário: uma análise nas principais agências de Campina Grande -PB.

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dc.creator.ID FARIAS, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEAL, Francisco Nery
dc.contributor.referee1ID LEAL, F. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.contributor.referee2 MENDONZA, Roberto
dc.contributor.referee2ID MENDOZA, R. pt_BR
dc.description.resumo A intensa competitividade do mercado exige uma maior flexibilidade das organizações com o intuito de se adequar ao ambiente externo. Com o surgimento da Era do Conhecimento, o fator humano passou a ser percebido como um diferencial competitivo para as empresas. No intuito de estimular a motivação de seus funcionários, tornando-os comprometidos com os objetivos da empresa, procurou-se melhorar a sua comunicação organizacional com os seus funcionários. O endomarketing, portanto, fornece ferramentas que auxiliam a comunicação interna. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática do endomarketing nas principais agências bancárias situadas na cidade de Campina Grande - PB. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de campo, com caráter descritivo, sendo aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados, utilizando abordagem quantitativa e qualitativa no tratamento dos mesmos. Após identificar os principais bancos da cidade, foram escolhidas as principais agências de cada um. Para melhor compreensão da análise, foram construídos gráficos que ilustram os resultados obtidos. Os resultados apontam o número excessivo de canais de comunicação e a discrepância de resultados entre os bancos, com o Banco Verde tendo o melhor desempenho apresentando uma comunicação objetiva, mas precisando melhorar na valorização dos funcionários. Os bancos Vermelho e Amarelo, por outro lado, demonstraram resultados insatisfatórios, revelando deficiência nos estímulos à motivação de seus funcionários e problemas com a forma de comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Endomarketing no setor bancário: uma análise nas principais agências de Campina Grande -PB. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The intense market competitiveness requires a greater flexibility of organizations in order to suit the external environment. With the emergence of the Knowledge Age, the human factor has come to be perceived as a competitive differentiator for companies. In order to stimulate the motivation of their employees, making them committed to the objectives of the company, sought to improve organizational communication with their employees. The endomarketing, therefore, provides tools to assist internal communication. The research had as general objective the practice of endomarketing in major banks located in the city of Campina Grande - PB. Regarding the methodology used, it was conducted a field research with a descriptive character, and with a quantitative and qualitative approach, applied a questionnaire to collect data for processing. After identifying the major city banks, key agencies were chosen from each. To better understand the analysis, plots were constructed to illustrate the results. The results indicate the excessive number of communication channels and the discrepancy in results between the banks, with the Green Bank with the best performance, showed an objective communication, but needs improvement the valuation of its employees. Red and Yellow Banks, on the other hand, showed unsatisfactory results, revealing deficiencies in incentives to motivate its employees and problems with the way people communicate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5639
dc.date.accessioned 2019-08-10T20:14:55Z
dc.date.available 2011
dc.date.available 2019-08-10T20:14:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Comprometimento pt_BR
dc.subject Instrumentos de Comunicação Interna pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Motivation pt_BR
dc.subject Commitment pt_BR
dc.subject Internal Communication Instruments pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Luciano Magno de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Endomarketing in the banking sector: an analysis in the main branches of Campina Grande -PB pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Luciano Magno de. Endomarketing no setor bancário: uma análise nas principais agências de Campina Grande - PB. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5639 pt_BR


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