dc.creator.ID |
ANDRADE, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1842216834136807 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BANDEIRA, Lucilene Klenia Rodrigues. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
BANDEIRA, L. K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA, Vinícius Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Vem despertando os empresários e os consumidores para uma nova forma de
desenvolvimento, com base na sustentabilidade e políticas sociais. Na atualidade, ao abranger
grande parte do cenário mundial, é papel das empresas aderirem as constantes mudanças no
mundo empresarial, já que é composto por grandes desafios. Esta pesquisa apresentou como
principal objetivo analisar os desafios em adotar uma política de Responsabilidade Social da
empresa CoopNatural. Para tanto, utilizou-se uma base teórica fundamentada na visão dos
principais autores da área e aplicou-se o Modelo Conceitualapresentado por Ashley (2005)
possibilitando identificar a posição estratégica quanto à incorporação da RSE em suas
relações negócio-sociedade, a mesma autora também contribuiu em suas orientações
estratégicas voltadas para cada grupo de stakeholders. A realização desta pesquisa resultou
em um estudo de caso na CoopNatural (Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão
Colorido do Estado da Paraíba), onde aplicou-se uma entrevista semi-estrutura junto a
presidente da Cooperativa, passando a conhecer mais profundamente sobre a gestão de
responsabilidade social da empresa, as relações estabelecidas com seus stakeholders e as
dimensões que de algum forma são afetadas na relação negócio-sociedade. Por meio dos
dados obtidos foi possível identificar os níveis de desafios éticos em que a referida empresa se
encontra perante seu discurso sobre a RSE, constatando-se que a empresa se encontra entre os
níveis l e 2 do modelo proposto, logo a empresa cumpri a lei e atende as expectativas atuais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Responsabilidade social Empresarial: um estudo de caso na Coopnatural. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
From beginning of its emergence in Europe, the theme of Social Corporate Responsibility
(SCR) is attracting entrepreneurs and consumers to a new form of development based on
sustainability and social policies. Currently, to cover much of the world scenario, the role of
business is adhering to the constant changes in the business world, since it is composed of
major challenges. This research had as main objective to analyze the challenges in adopting a
policy of social responsibility the company Coop Natural. To this end, we used a theoretical
base grounded in the vision of the principal authors of the area and applied the conceptual
model presented by Ashley (2005) enabling to identify the strategic position in incorporating
CSR in their business-society relations, the author also contributed in their strategic directions
facing each stakeholder group. This research resulted in a case study in Coop Natural
(Cooperative Production of Cotton and Allied Textile Color of Paraiba state), where he
applied a semi-structure with the president of the cooperative, getting to know more deeply
about the management of corporate social responsibility, the relationships established with its
stakeholders and the dimensions that are affected in some way in business-society
relationship. Through the data obtained, it was possible to identify levels of ethical challenges
that this company is confronted by his discourse on CSR, noting that the company is between
levels 1 and 2 of the proposed model, the company soon fulfill the law and meet the
expectations of current. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5642 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-10T20:47:49Z |
|
dc.date.available |
2011 |
|
dc.date.available |
2019-08-10T20:47:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade Social Empresarial |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Internas e Externas de Responsabilidade Social e Orientações estratégicas para os stakeholders. |
pt_BR |
dc.subject |
Practice of Internal and External Social Responsibility and Strategic Directions for the stakeholders. |
pt_BR |
dc.subject |
Corporate Social Responsibility. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Adailton Sarmento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Corporate social responsibility: a case study at Coopnatural. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Adailton Sarmento de. Responsabilidade Social Empresarial: um estudo de caso na CoopNatural. 2011. 80 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5642 |
pt_BR |