DSpace/Manakin Repository

Práticas de retenção de talentos: percepção dos funcionários de uma empresa varejista de confecção.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREITAS, C. V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Marielza Barbosa
dc.contributor.advisor1ID ALVES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANÇA, Maria Aldano de
dc.contributor.referee1ID FERNANDES, M. A. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 pt_BR
dc.contributor.referee2 SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto
dc.contributor.referee2ID SIEBRA, S. S. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 pt_BR
dc.description.resumo Com o processo de globalização e a competitividade entre as empresa, as organizações passaram a se preocupar com o seu capital humano, levando em conta as expectativas dos colaboradores, sua motivação e satisfação com o trabalho. Em parceria com a área de gestão de pessoas as empresas sentem a necessidade de desenvolver práticas que estimulem o desejo de permanência do funcionário na organização. A retenção de talentos tem sido um fator chave para que a empresa se desenvolva e se mantenha firma no mercado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores da empresa quanto às práticas de retenção de talentos aplicáveis na organização, considerando o tempo de trabalho na empresa. Para isso, a pesquisa foi classificada como quantitativa descritiva, com a realização de um estudo de caso sendo os dados coletado através de questionários aplicados com os funcionários de uma empresa do segmento varejista de confecção/vestuário. A análise do estudo foi realizada a partir das informações expressas nos questionário, sendo utilizado métodos de estatística descritiva, mensurando-os através do parâmetro denominado mediana. Através disso observou-se que no geral os constructos que tiveram uma percepção positiva dos funcionários foram: a cultura organizacional, o recrutamento e seleção, a socialização e o processo de avaliação de desempenho. No entanto, os constructos treinamento e desenvolvimento e recompensas tiveram uma percepção negativas dos colaboradores. Considerando o tempo de trabalho na empresa, pudemos constatar que os funcionários novatos são os responsáveis pela maior parte das respostas negativas atribuídas na pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Práticas de retenção de talentos: percepção dos funcionários de uma empresa varejista de confecção. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract With the process of globalization and competitiveness among companies, organizations have become concerned with its human capital, taking into account the expectations of employees, their motivation and job satisfaction. In partnership with the people management, area companies feel the need to develop practices that encourage employee's permanence desire in the organization. The talent retention has been a key factor for the company to develop and stand firm in the market. In this context, this paper aims to analyze the perception of the company's employees regarding retention practices of applicable talents in the organization, considering the working time in the company. For this, the research was classified as descriptive quantitative as the achievement of a case study and the data collected through questionnaires given to the employees of a company in the retail segment of manufacturing / clothing. The study analysis was performed from the information expressed in the questionnaire, and used methods of descriptive statistics by measuring them through the so-called median parameter. Through this, it was observed that in general the constructs that have had a positive perception of the staff were: organizational culture, recruitment and selection, socialization and performance assessment process. However, the constructs training and development and rewards had a negative perception of employees. Considering the working time in the company, we can see that the novice employees are responsible for the majority of negative responses assigned in the research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5649
dc.date.accessioned 2019-08-10T22:08:18Z
dc.date.available 2019-08-10
dc.date.available 2019-08-10T22:08:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Retention pt_BR
dc.subject Talent pt_BR
dc.subject Retailer pt_BR
dc.subject Retenção pt_BR
dc.subject Talento pt_BR
dc.subject Varejista pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Conceição Veruska Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Talent retention practices: employee perception of a retailer. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Conceição Veruska Silva. Práticas de retenção de talentos: percepção dos funcionários de uma empresa varejista de confecção. 2015. 90 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5649 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta