dc.creator.ID |
MENDES, A.M.B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5332846275387184 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Maria Aldano de França. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, M.A.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Geovaneto Vilar de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, G.V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5729754274613215 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SIMÕES, Gisélia Fernandes Mariz. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SIMÕES, G.F.M |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4135010143932468 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Brasil apresenta vantagens competitivas em relação aos outros países devido ao solo e
clima favoráveis à produção das matérias-primas para produção de combustíveis alternativos,
principalmente em relação aos biocombustíveis, como é o caso do álcool e do biodiesel.
Porém, se chegarmos a uma completa substituição do diesel convencional pelo biodiesel ao
invés de apenas fazermos uma adição percentual do mesmo, os países, inclusive o Brasil,
podem não possuir um número tão grande de áreas cultiváveis, em que as mesmas não
estejam sendo usadas para fins alimentares. Ainda assim, muitos países têm apresentado
interesse quanto ao uso do biodiesel para que se cumpram às medidas propostas no Protocolo
de Kyoto. Entretanto, as vantagens do biodiesel se sobrepõem às suas possíveis desvantagens,
levando-o ao conceito de melhor alternativa atual como um combustível para motores do ciclo
diesel, uma vez que é menos poluente ao meio ambiente do que a gasolina que é o
combustível atualmente mais utilizado. Nesse intuito este trabalho tem como objetivo, através
de pesquisa bibliográfica, comparar os impactos ambientais provocados pelo Biodiesel e a
Gasolina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Biodiesel X Gasolina |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04 |
|
dc.description.abstract |
Brazil presents competitive advantages over other countries because of the soil and climate
favourable to the production of raw materials for the production of alternative fuels,
especially in relation to biofuels, such as alcohol and biodiesel. But if we get a complete
replacement of the conventional diesel by biodiesel instead of just making a sum of that
percentage, countries, including Brazil, may not have as large a number of cultivable areas
where they are not being used for food. Still, many countries have shown interest regarding
the use of biodiesel to meet if the measures proposed in the Kyoto Protocol. However, the
advantages of biodiesel overlap their possible disadvantages, leading it to the concept of
better as an alternative fuel for diesel engines of the cycle, since it is less polluting to the
environment than gasoline, which is the fuel currently more used. To that end this work aims
at, through literature search, compare the environmental impacts caused by Biodiesel and
Gasoline. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5651 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-11T16:11:52Z |
|
dc.date.available |
2019-08-11 |
|
dc.date.available |
2019-08-11T16:11:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Impactos Ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiesel |
pt_BR |
dc.subject |
Gasolina |
pt_BR |
dc.subject |
Gasoline |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Impacts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENDES, Adriana Maria Brandão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENDES, Adriana Maria Brandão. Biodiesel X Gasolina. 2008. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5651 |
por |