DSpace/Manakin Repository

Formação de estratégias em micro e pequenas empresas do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, D. M. U. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lúcia Santana de
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS , Adriana Salete de
dc.contributor.referee1ID FARIAS, A. S. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOREIRA, Vinícius Farias
dc.contributor.referee2ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.description.resumo O cenário em que estão inseridas as organizações é caracterizado por competitividade acirrada onde as mudanças ocorrem com uma rapidez impressionante e as dificuldades enfrentadas são crescentes e constantes. Planejar estrategicamente, portanto, se tornou imprescindível às empresas, principalmente às empresas de pequeno porte tendo em vista a fragilidade de seus processos e as dificuldades que enfrentam. Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a formação da estratégia e o desempenho organizacional obtidos por empresas de pequeno porte do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática. Quanto à metodologia, o estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório e levado a cabo através do estudo de caso. Foram estudadas cinco empresas do setor mencionado, a partir da proposta apresentada por Santos et AL. (2007). Os resultados da pesquisa mostram que os aspectos do processo de formação de estratégias que diferem as empresas com desempenho superior das que obtiveram desempenho inferior são: o conhecimento já acumulado na empresa sobre o mercado como sendo mais importante para a decisão de adotar a estratégia que pesquisas e análises formais, o cumprimento de uma agenda de acompanhamento e avaliação da implantação da estratégia, foco também em ações e estratégias de competidores, firmeza das pessoas que apoiaram a decisão estratégica na hora de implementá-las e as mudanças representadas pela estratégia em relação às vigentes até então na empresa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Formação de estratégias em micro e pequenas empresas do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática. pt_BR
dc.date.issued 2010-11-25
dc.description.abstract The scenario in which they operate organizations is characterized by fierce competition where changes occur remarkably quickly and the difficulties are increasing and constant. Strategically plan, therefore, become indispensable to businesses, primarily to small businesses in view of the fragility of their processes and the difficulties they face. Against this background, this study aimed to analyze the formation of strategy and organizational performance obtained by small businesses in the sector service delivery and sale of computer products. Regarding methodology, the study characterized as descriptive and exploratory and conducted through the case study. We studied five companies in the sector mentioned, from the proposal presented by Santos et AL. (2007). The survey results show that aspects of the formation of strategies that differ from companies with superior performance that had lower performance are: the knowledge already accumulated in the company on the market as being more important for the decision to adopt the strategy that searches and formal reviews, the fulfillment of an agenda for monitoring and evaluating the implementation of the strategy, also focus on actions and strategies of competitors, the firmness of the people who supported the strategic decision in time to implement them and the changes represented by the strategy in relation to hitherto existing in the company. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5657
dc.date.accessioned 2019-08-12T00:02:26Z
dc.date.available 2019-08-11
dc.date.available 2019-08-12T00:02:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de estratégias pt_BR
dc.subject Micro e pequenas empresas pt_BR
dc.subject Setor de informática pt_BR
dc.subject Desempenho organizacional pt_BR
dc.subject Training strategies pt_BR
dc.subject Micro and small enterprises pt_BR
dc.subject Sector information technology pt_BR
dc.subject Organizational performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Duana Melina Uchôa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Formation of strategies in micro and small companies in the service sector and sale of computer products. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Duana Melina Uchôa. Formação de estratégias em micro e pequenas empresas do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática. 2010. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5657 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta