dc.creator.ID |
SILVA, K. E. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VILLEGAS, Lucilene Klênia Rodrigues Bandeira |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BANDEIRA, L. K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENDOZA, Roberto |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENDOZA, R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6480391140195447 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTI, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No contexto globalizado em que as organizações estão inseridas e sujeitas as mudanças é
fundamental a figura do líder como fator de mudanças e apto a interagir neste ambiente
competitivo proporcionando melhores resultados. Contudo vale ressaltar que os resultados
organizacionais dependem do fator humano para existirem, neste caso o capital intelectual
desenvolvido pelos profissionais deve estar sempre em bom nível de satisfação e motivação
para que o desempenho organizacional seja eficaz. O objetivo geral desta pesquisa é verificar
as relações entre as ações dos líderes e o desempenho dos colaboradores no que se refere à
melhores resultados no setor de crediário de uma loja de auto-serviço, para melhor mensurar
essas informações, foi adotada uma metodologia, quanto aos fins, à investigação de caráter
exploratório e quanto aos meios à pesquisa de campo. A técnica de pesquisa se caracteriza
como observação direta intensiva, através da observação e documentação direta extensiva.
Como instrumento de pesquisa foi adotado um questionário, elaborado através do modelo de
escalonamento de Likert. Para tratamento dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa. A
unidade de estudo foi as Lojas Riachuelo Filial Campina Grande - PB, em específico o
departamento de crediário. Os resultados apurados demonstram que a relação liderança -
desempenho existe e é possível de ser adquirida nas organizações. Baseado na variável
liderança, que é o objeto de estudo desta pesquisa, alguns indicadores pré-determinantes
influenciaram no bom desempenho dos colaboradores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
In the global context in which organizations are introduced and subject it is fundamental the
figure of the leader as a factor of change and able to interact in this competitive environment
providing better results. However it is worth emphasizing that organizational results depends
on the human factor to exist. In this case the intellectual capital developed by the
professionals should always comes good level of satisfaction and motivation for
organizational performance be effective. The general objective of this research is to examine
relationships between leaders' actions and performance of employees with regard to the best
performing sector in the credit section of a self-service store. About the purposes, the
methodology adopted was the exploratory research, and about the means, it is a field research.
The research technique is characterized as intensive direct observation, through observation
and direct extensive documentation. The research instrument was a questionnaire prepared by
the Likert scaling model. For data processing it was used the quantitative approach. The study
unit was the Riachuelo stores Subsidiary Campina Grande - PB, in particular the Department
of installment plans. The results obtained show that exist the relationship between leadership
and performance, and it is possible to be acquired in organizations. Based on the variable
leadership, which is the object of this research, some indicators pre-determinants influenced
the performance of employees. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-12T00:11:39Z |
|
dc.date.available |
2019-08-11 |
|
dc.date.available |
2019-08-12T00:11:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Liderança |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Leadership |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Karla Emanuela França. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Leadership and organizational performance: a study conducted at Riachuelo stores Campina Grande branch - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Karla Emanuela França. Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. 2010. 77 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 |
pt_BR |