dc.creator.ID |
LINS, W. V. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Suênya Freire do Monte |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, S. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAVALCANTI, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MENDOZA, Roberto |
|
dc.contributor.referee2ID |
MENDOZA, R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6480391140195447 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O assédio moral ocorrido nas relações de trabalho é a conduta que vem a
constranger, intimidar, ferir ou humilhar a vítima no ambiente em que esta exerce
sua profissão. A presente pesquisa tem por objetivo estudar o assédio moral no
meio laboral e sua compreensão pelos funcionários do Banco do Brasil do município
de Areia – PB. Esse estudo é relevante uma vez que o assédio moral ocorre
comumente, porém, é silenciado pela estrutura hierárquica do trabalho e da
necessidade do empregado da sua posição para sua subsistência. Assim, a
pesquisa apresentada possui relevância social, por tratar-se de tema de interesse a
toda a sociedade e acadêmica, haja vista que objetivou contribuir para o
conhecimento científico sobre o assunto. Quanto à metodologia, esta pesquisa é
classificada como descritiva (em relação aos seus fins), foi feito um levantamento
(em relação ao seu objeto), a sua amostra é do tipo não probalística por
acessibilidade, os sujeitos entrevistados foram os funcionários de uma agência
bancária de Areia, os dados obtidos foram coletados através do emprego de
questionário e foram correlacionados aos problemas mencionados no referencial
teórico sobre a dificuldade de identificar, coibir e reparar as vítimas assediadas.
Assim, conclui-se que apesar da empresa pesquisada possuir em seu quadro de
normas regras que objetivam coibir o assédio moral, há por parte da gerência e do
departamento de recursos humanos pouca abertura para que os trabalhadores
possam discutir o tema e denunciar abusos. Como também, a falta de conhecimento
sobre a amplitude da matéria prejudica a defesa dos empregados. O assédio moral
traz conseqüências para o agente assediante (que é obrigado a reparar a vítima),
para o assediado (que sofre com problemas físicos e psicológicos decorrentes do
assédio) e para todo o clima corporativo, este último prejudicado pela baixa
produtividade, absenteísmo e outros aspectos que danificam as atividades
empresariais. Assim, por ser um problema que traz resultados negativos para todos
os envolvidos, é indispensável que as empresas atentem para essas questões e
façam valer o texto de suas normas, permitindo, efetivamente, o combate ao assédio
moral em suas estruturas organizacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre o assédio moral nas relações de trabalho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12 |
|
dc.description.abstract |
The bullying occurred in the labor relations is the conduct that comes to embarrass,
intimidate, injure or humiliate the victim where his exercise his profession. This
research aims to study the bullying in the workplace and its understanding by the
employees of the Bank of Brazil in the city of Areia - PB. This research is important
because the bullying occurs frequently, however, is muted by the hierarchical
structure of work and the need of the employee's position for their livelihood. Thus,
research has shown social relevance, because it is a topic of interest of all the
society and about the academic aspect aims to contribute to scientific knowledge
about the subject. About methodology, this research is classified as descriptive (in
relation to their purposes), a survey was made (in relation to its object), your sample
is not probabilistic type of accessibility, the interviewees were employees of a bank in
Areia city, the data were collected through the use of questionnaires and were
correlated to the problems mentioned in the theoretical part of the research about the
difficulty to identify, prevent and redress the victim. Thus, we conclude that although
the company has rules against that aim to curb bullying, there is not from thr
management and human resources departments a door for the workers discuss
about the issue and report the abuse. As well, the lack of knowledge about the
breadth of material prejudice to the protection of employees. Bullying has
consequences for the agent (which is required to indemnify the victim) for the victim
(who suffers from physical and psychological problems from this abuse) and
throughout the corporate climate, about a low productivity, absenteeism and other
things that damage the business activities. Thus, it is a problem that brings negative
results for all involved, it is essential that companies pay attention to these issues
and to enforce the text of its rules, allowing effectively to combat bullying in their
organizational structures. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5671 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-12T12:56:27Z |
|
dc.date.available |
2019-08-12 |
|
dc.date.available |
2019-08-12T12:56:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Assédio moral |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Clima organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LINS, Wolberg Victor do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study on bullying in labor relations. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LINS, Wolberg Victor do Nascimento. Estudo sobre o assédio moral nas relações
de trabalho. 2010. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5671 |
pt_BR |