DSpace/Manakin Repository

As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, A. R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1267320380171498 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo No âmbito educacional, as tecnologias a cada dia vêm tomando maiores proporções, sendo a mais inovadora ferramenta educacional em constante evolução.Atualmente as tecnologias estão presentes tão naturalmente que, às vezes, nem se nota a sua presença nas várias atividades diárias. Os pesquisadores criam novas tecnologias educacionais inovadoras frequentemente. As tecnologias assistivas são umas dessas inovações para auxiliar as pessoas com deficiência no âmbito de sua educação e também em outras atividades da sua vida. Partindo desse pressuposto, este estudo discorre acerca da temática “As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior”. Tendo como objetivo geral verificar se as instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB dispõem de tecnologias assistivas, que auxiliem a acessibilidade e que tenham pessoal capacitado para dar assistência às pessoas com deficiência nos seus respectivos cursos. A pesquisa se caracteriza como sendo aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário constituído de onze questões objetivas e subjetivas, aplicado com coordenadores das cinco instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade na preparação dos professores para utilizar as tecnologias assistivas de forma coerente com as necessidades dos alunos, como também que ainda existem poucos alunos com deficiência no ensino superior em Cajazeiras e que as tecnologias assistivas existentes nas instituições de ensino superior são escassas para esses alunos. Como contribuição aponta-se a importância das tecnologias assistivas para auxiliar os discentes com algum tipo de deficiência em seus cursos de graduação, ressaltando que se deve reconhecer a importância da implantação e consolidação desta para minimizar algumas das barreiras para as pessoas com deficiência. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar novos pesquisadores a estudar esse tema e também que este trabalho possa contribuir como fonte bibliográfica para outros trabalhos acadêmicos em alguma dessas áreas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-17
dc.description.abstract Nowadays, technologies are present so naturally that, sometimes, we did not even notice their presence in many daily activities. In the educational field, technologies are encompassing, each day, greater proportions, being the most innovative educational tool in constant evolution. Researchers create, often, innovative new educational technologies. Assistive technologies are one of these innovations to help people with disabilities in their education and in other activities of their lives. Based on this assumption, this study discusses about the theme "Assistive technologies helping the teaching of people with disabilities in higher education". This study intends, as main objective, to verify if higher education institutions of Cajazeiras -PB have assistive technologies that can help the accessibility and if they have qualified staff to assist the disabled people in their respective courses. The research is characterized as being applied, descriptive, quantitative and qualitative. The data collection instrument used was a questionnaire constituted of eleven objective and subjective questions, applied with coordinators of the five higher education institutions of Cajazeiras-PB. The results of this study point to the necessity of preparation of teachers in the use of assistive technologies, in a coherent way, with the students' needs, the results also point that there are few students with disabilities in higher education in Cajazeiras, and that the assistive technologies present in the teaching institutions are scarce to this students. As contribution, it is pointed out the importance of assistive technologies to help students with some type of disability in their undergraduate courses, emphasizing that it is important to recognize the importance of implementing and consolidating it to minimize some barriers for people with disabilities. It is hoped that this research may encourage new researchers to study this topic, as well as that it can contribute as a bibliographic source for other academic works in some of these areas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679
dc.date.accessioned 2019-08-12T14:32:43Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T14:32:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias assistivas pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Assistive Technologies pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Disabled people pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Andresa Rainara Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assistive technologies assisting in the teaching of people with disabilities in higher education pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Andresa Rainara Alves de. As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior. 2017. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta