DSpace/Manakin Repository

Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.description.resumo A monografia intitulada “Novas áreas de atuação do pedagogo: a Pedagogia Hospitalar em foco” consistiu em uma investigação das novas áreas de atuação do pedagogo em espaços não formais. O estudo teve como objetivo central conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no hospital. Entendo a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino não formal, que busca proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade dos estudos, visando sua reintegração social ao ambiente escolar e à sociedade. A pesquisa realizou-se tendo por base os princípios da pesquisa qualitativa e bibliográfica em que se utilizou como fontes livros e artigos, e ainda, consultas a sites da web. Além disso, fomos a campo conhecer o trabalho do pedagogo in locus, o qual ocorreu por meio de uma visita técnica numa Unidade Hospitalar de Fortaleza – CE.Este estudo mostrou que a Pedagogia Hospitalar dá suporte ao enfermo no seu processo de aprendizagem, garantindo o direito à educação e a inclusão. Mostrou também que o Pedagogo hospitalar contribui de forma significativa com a família e com toda a equipe de saúde para a recuperação integral do sujeito hospitalizado, auxiliando-o no autoconhecimento de sua patologia, elevando sua autoestima e superação de seus limites. O estudo permitiu concluir que o pedagogo ao inserir-se na equipe hospitalar contribui na reabilitação dos pacientes, ajudando-os a reaprender a viver apesar de suas limitações, cumprindo eficazmente a filosofia da Unidade Hospitalar pesquisada, onde reabilitar é devolver a vida ao paciente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The monograph entitled "New areas of teacher's performance: the Hospital Pedagogy in focus" consisted of an investigation of new areas of teacher's role in non-formal settings. The study had as an objective to know the work that the teacher develops in the hospital. I understand the Hospital Pedagogy as a non-formal educational system, which seeks to provide children and adolescents hospitalized for further study, for their social reintegration to the school environment and society. The research was carried out based on the principles of qualitative and literature which used as sources books and articles, and also queries the web sites. Also, we went to work to know the work of the pedagogue in locus, which occurred through a technical visit a Hospital Unit of Fortaleza - CE. This study showed that the Hospital Pedagogy supports the sick in their learning process, ensuring the right to education and inclusion. It also showed that the hospital Educator contributes significantly with family and with all the health team for the full recovery of the subject hospitalized, helping them in self-knowledge of their disease, raising their self-esteem and overcoming its limitations. The study concluded that the educator to be part of the hospital team helps in the rehabilitation of patients, helping them to relearn how to live despite its limitations, effectively fulfilling the philosophy of Hospital Unit searched, where rehabilitation is to return life to the patient. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681
dc.date.accessioned 2019-08-12T14:55:11Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T14:55:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Espaços não formais pt_BR
dc.subject Pedagogia Hospitalar pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Perfil do pedagogo pt_BR
dc.subject Non-formal spaces pt_BR
dc.subject Hospital Pedagogy pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject Profile of the pedagogue pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Patrícia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New areas of activity of the pedagogue: the hospital pedagogy in focus. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Patrícia da Silva. Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta