dc.creator.ID |
ARRUDA, E. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SIEBRA, S. S. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Marielza Barbosa |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AMORIM, Bartira Pereira |
|
dc.contributor.referee2ID |
AMORIM, B. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1252522187116940 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em toda história da evolução da humanidade percebe-se a relação do homem com o
trabalho. E essa atividade praticada pelo indivíduo está presente na sua vida desde o início
das civilizações, o homem evoluiu e as atividades relacionadas ao trabalho sofreram
mudanças até os dias de hoje. Essas mudanças vêm exigindo mais do trabalhador, que
precisa realizar várias tarefas de forma eficiente, e isso pode sobrecarregar cada vez mais
as pessoas em relação a sua capacidade produtiva e psicológica de viver constantemente
sobre pressão e estresse. Assim como qualquer outra profissão, os professores também
precisam realizar diversas outras atividades para atender as demandas que o cargo atual
exige, e isso acarreta na desvalorização da profissão docente acompanhado da expansão
das suas funções com consequente aumento dos níveis de insatisfação com o trabalho. A
Qualidade de Vida no Trabalho constitui uma área científica interessada em investigar as
características no contexto do trabalho que podem ser fontes geradoras de bem-estar ou
mal-estar. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida
no Trabalho na percepção dos professores, com base no modelo biopsicossocial,
buscando um maior entendimento sobre o estado pessoal de QVT, a compreensão do
significado da QVT e as ocorrências de saúde e doenças de 14 professores de uma escola
pública na cidade de Campina Grande-PB. A construção da Qualidade de Vida no
trabalho, surge a partir do momento que se estuda o indivíduo como um todo, esse
enfoque é conhecido como o modelo biopsicossocial da QVT, nele toda pessoa tem
potencialidades psicológicas, biológicas e sociais que respondem simultaneamente as
condições da vida no trabalho. Optou-se por utilizar o questionário BPSO-96 da autora
Limongi-França. Conclui-se que todos os aspectos contidos no modelo biopsicossocial
estão avaliados de forma insatisfatória pelos professores. Os indivíduos pesquisados
entendem a importância das ações de QVT devido os mesmos necessitarem muito delas
no seu ambiente de trabalho, notou-se também um número muito elevado de ausência no
trabalho por causa de doenças, um grande problema vivenciado pelas escolas públicas
brasileiras que precisa ser solucionado |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
Throughout the history of human evolution, we see the man's relationship to work. And
this activity practiced by the individual is present in your life since the dawn of
civilization, man has evolved and activities related to job changes up to the present day.
These changes have been demanding more work that needs to multitask efficiently, and
it can overwhelm more and more people in relation to their productive and psychological
ability to live constantly under pressure and stress. Just like any other profession, teachers
must also perform various other activities to meet the demands that the current position
requires, and this entails the devaluation of the teaching profession accompanied the
expansion of its functions with consequent increase in levels of dissatisfaction with the
work. The Quality of Working Life is a scientific area interested in investigating the
characteristics in the context of work that can be sources of welfare or discomfort. In this
context, this research aims to analyze the Quality of Life at Work in the perception of
teachers, based on the biopsychosocial model, seeking a greater understanding of the
personal state of QVT, understanding the meaning of QVT and health events and diseases
14 teachers of a public school in the city of Campina Grande-PB. Construction of the
Quality of Life at work arises from the moment studying the individual as a whole, this
approach is known as the biopsychosocial model of QVT, it everyone has psychological,
biological and social potential that addresses both the conditions of life at work. We chose
to use the BPSO-96 questionnaire Limongi-França author. We conclude that all aspects
contained in the biopsychosocial model are evaluated in an unsatisfactory manner by
teachers. Individuals surveyed understand the importance of the actions of QVT because
they need a lot of them in the workplace, it was noted also a very high number of missed
work because of illness, a problem experienced by Brazilian public schools that need to
be solved |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-12T20:33:25Z |
|
dc.date.available |
2019-08-12 |
|
dc.date.available |
2019-08-12T20:33:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de vida no trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Condições de trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Quality of life at work |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Work conditions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARRUDA, Ewerton Michell da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality of life at work: a case study with teachers of a municipal school in the city of Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARRUDA, Ewerton Michell da Costa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698 |
pt_BR |