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Experiências e vivências de um grupo de pesquisa na UFCG/CDSA: teorias e práticas sobre o orçamento participativo.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, T. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2734134489173451 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, L. A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.referee2 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.oliveira
dc.description.resumo Os grupos de pesquisa sobre orçamento público e democrático ainda não possuem muita visibilidade acadêmica, o que provoca deficiência na formação dos gestores públicos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o impacto da participação dos alunos no Projeto de Pesquisa sobre Orçamento Participativo na sua formação enquanto Gestor Público. E como objetivos específicos deste trabalho têm-se: contextualizar o orçamento público no Brasil; discutir teoricamente os temas transparência pública, controle social e a democracia, explanar sobre a experiência dos alunos como membros do “Projeto de Pesquisa sobre Orçamento Participativo” do Campus Sumé (CDSA) da UFCG e a relevância do tema como um instrumento para uma gestão democrática e dialogar sobre os mais diferentes desafios da gestão pública contemporânea. Este trabalho classificou-se como descritivo exploratório, de natureza qualitativa evidenciada através de um estudo de caso. Quanto ao tipo da pesquisa tratou-se de um estudo bibliográfico e documental, além da coleta de estudos em revistas e periódicos especializados nesse tema. Com isso, verificou-se que todos os envolvidos no projeto esperam que os resultados sejam alcançados, em relação à gestão participativa no país, com mais debates sobre os gastos públicos e a transparência dos recursos. Sugeriu-se ainda, que a gestão pública utilize os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que compõem a administração pública em suas práticas, além de adotarem orçamentos e práticas participativas. Frisou-se que grupos de pesquisa como o do nosso estudo devem permear toda a formação do futuro gestor público no alcance de práticas sociais e dialogadas com a população. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Experiências e vivências de um grupo de pesquisa na UFCG/CDSA: teorias e práticas sobre o orçamento participativo. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The research groups of public and democratic budget does not have much academic visibility, which causes deficiency in the training of public managers. The aim of this study was to analyze the impact of student participation in the research project on participatory budgeting in their training as Public Manager. And as specific objectives of this work we have: contextualizing the public budget in Brazil; theoretically discuss issues public transparency, social control and democracy, explain to the students' experience as members of the "Research Project on Participatory Budgeting" the Sumé Campus (CDSA) UFCG and the relevance of the topic as a tool for democratic management and talk about the most different challenges of contemporary public management. This work was classified as exploratory descriptive and qualitative evidenced by a case study. As for research type treated is a bibliographical and documentary study, in addition to gathering studies in specialized magazines and journals on this topic. Thus, it was found that everyone involved in the project hope that the results are achieved in relation to participatory management in the country, with more debate on public spending and transparency of resources. It also suggested that the public management uses the principles of legality, impersonality, morality, publicity and efficiency that make up the public administration in their practices, and adopt budgets and participatory practices. it was emphasized that research groups like our study should permeate the entire formation of the future public manager in achieving social and dialogued practices with the population. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5699
dc.date.accessioned 2019-08-12T20:37:11Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T20:37:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão pública pt_BR
dc.subject Orçamento participativo pt_BR
dc.subject Transparência de recursos pt_BR
dc.subject Gestor público pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Participatory budgeting pt_BR
dc.subject Resource Transparency pt_BR
dc.subject Public manager pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Thays Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiences and experiences of a research group at UFCG / CDSA: theories and practices on participatory budgeting. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Thays Dantas de. Experiências e vivências de um grupo de pesquisa na UFCG/CDSA: teorias e práticas sobre o orçamento participativo. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5699 pt_BR


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