DSpace/Manakin Repository

Políticas educacionais e desenvolvimento local: um estudo sobre a implantação do IFPB no município de Picuí - Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS JÚNIOR, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Darcon
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Elmano Pontes
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo O acesso à educação é importante no processo de desenvolvimento social, politico e econômico de qualquer região. Este trabalho analisa o processo de implantação do Instituto Federal da Paraíba no município de Picuí. O objetivo foi avaliar os benefícios sociais que a instalação desta instituição trouxe para a comunidade local. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os temas políticas públicas e a relação existente entre educação e desenvolvimento local. A pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados a analise de conteúdo documental, a entrevista e a observação. Os resultados alcançados apontam para a presença de alguns impactos, como o aquecimento do comércio local e a oportunidade de acesso à educação de qualidade pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Políticas educacionais e desenvolvimento local: um estudo sobre a implantação do IFPB no município de Picuí - Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Access to education is important in the process of social, political and economic development of any region. This work analyzes the process of implantation of the Federal Institute of Paraíba, in the municipality of Picuí. The objective was to evaluate the social benefits that the installation of this institution brought to the local community. Therefore, a bibliographic investigation was carried out on public policy issues and the relationship between education and local development. The research used as instruments of data collection, the analysis of documentary content, interview and observation. The results obtained indicate the presence of some impacts such as the heating of local commerce and the opportunity to access quality education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5700
dc.date.accessioned 2019-08-12T20:42:06Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T20:42:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Benefícios pt_BR
dc.subject Impactos pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Beneficios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS JÚNIOR, Inácio Amaro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational policies and local development: a study on the implementation of the IFPB in the municipality of Picuí - Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS JÚNIOR, Inácio Amaro. Políticas educacionais e desenvolvimento local: um estudo sobre a implantação do IFPB no município de Picuí - Paraíba. 2015. 51 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5700 pt_BR
dc.description.resumen El acceso a la educación es importante en el proceso de desarrollo social, político y económico de cualquier región. Este trabajo analiza el proceso de implantación del Instituto Federal de Paraíba, en el municipio de Picuí. El objetivo fue evaluar los beneficios sociales que la instalación de esta institución trajo a la comunidad local. Para tanto, se llevó a cabo una investigación bibliográfica sobre temas de políticas públicas y la relación existente entre la educación y el desarrollo local. La investigación utilizó como instrumentos de colecta de datos, el análisis de contenido documental, entrevista y observación. Los resultados obtenidos señalan para la presencia de algunos impactos tales como la calefacción del comercio local y la oportunidad de acceso a una educación de calidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta