DSpace/Manakin Repository

Percepção da gestão da diversidade: um estudo com trabalhadores homossexuais de um contact center em Campina Grande – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, I. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3433223402383204 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto
dc.contributor.advisor1ID SIEBRA, S. S. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Darcon
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOREIRA, Vinícius Farias
dc.contributor.referee2ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.description.resumo Na atualidade o mundo do trabalho passa por inúmeras transformações. A força de trabalho tem se tornado cada vez mais diversificada e o espaço corporativo passou a ser compartilhado e disputado por indivíduos de diferentes gêneros, etnias, gerações, religiões, e também orientações sexuais. Este estudo buscou analisar a percepção dos trabalhadores homossexuais quanto à gestão da diversidade, com o intuito de conhecer através da vivência de homossexuais no mercado de trabalho, as situações de preconceito e discriminação, considerando a Gestão da Diversidade como base teórica. A pesquisa foi realizada com quatro operadores de telemarketing de uma empresa de Contact Center localizada na cidade de Campina Grande/PB. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais com um roteiro semi-estruturado. Os resultados apresentados se organizam de forma a responder aos objetivos específicos: conhecer a organização do trabalho, cargos e tarefas dos trabalhadores; analisar as relações interpessoais no ambiente de trabalho; identificar as situações vivenciadas de discriminação à orientação sexual e as formas de enfrentamento. A partir da análise dos dados a diversidade foi percebida dentro da organização em aspectos como: gênero, cor, raça, religião, idade, grau de escolaridade, deficiência física, orientação sexual, no tocante ao ingresso na organização e oportunidades de crescimento. Nas situações vivenciadas o preconceito é manifestado através de ações diretas ou indiretas de discriminação, agressões verbais, intimidação através de comportamentos agressivos e ameaças à integridade física e moral. A discriminação parte de clientes e colegas de trabalho de nível hierárquico igual ou superior, os agentes são indivíduos que tem preconceitos com homossexuais, pessoas adeptas a uma religião que condena a homossexualidade e homossexuais com comportamento masculinizado que discriminam os homossexuais com comportamento efeminado. O estudo possibilitou a percepção sobre questões não consideradas inicialmente como o objeto de análise, como o preconceito regional. O enfrentamento à discriminação sofrida por clientes é vedado ao trabalhador, quanto à discriminação sofrida por colegas de trabalho é feito na forma de distanciamento evitando uma maior exposição. Percebe-se a necessidade de pesquisas de cultura organizacional permitindo que a empresa conheça fatores que influenciam as relações no ambiente de trabalho, como também estudos envolvendo outros tipos de orientações sexuais e identidades de gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Percepção da gestão da diversidade: um estudo com trabalhadores homossexuais de um contact center em Campina Grande – PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract At present, or the world of work passes through numerous transformations. Força de trabalhotem becomes more and more diversified e or corporate space passou to be sharedand disputed by individuals of different genres, ethnicities, gerações, religiões, e tambémSexual orientations. This study looked for percepção two workmen homossexuais percepçãoquanto à gestão da diversidade, com or intuito de conhecer through da vivência dehomossexuais no trabalho market, as preconceito and discriminação situations,considering Gestão da Diversidade as a theoretical basis. A search was carried out with fourtelemarketing operators from a Contact Center company located in the city ofCampina Grande / PB. For the queue of data, foram conducted individual interviews com umRoteiro semi-structured. The results presented are organized in a way that responds tospecific objectives: to recognize the organization of jobs, charges and tasks of two workers;analyze the interpessoais interpessoais non ambient de trabalho; identify the situations experiencedof discrimination and sexual orientation and forms of confrontation. From analysis twogiven to diversity foi percebida within the organization in aspects such as: genre, cor, raça,religião, idade, grau de educaidade, physical deficiency, sexual orientation, not related toEntrance to the organization and opportunities of crescimento. Nas experienced orpreconceito é manifested through direct or indirect ações de discriminação, agressõesverbais, intimidação through aggressive behaviors and ameaças à integridade physical emoral. A discriminação part of clients and colleagues of trabalho of nível Hierárquico equal ousuperior, you are undivided agents who fear preconceitos com homossexuais, pessoas adeptasto a religion that condemns homossexuality and homossexuais with behaviormasculinized that discriminate against homossexuais with effeminate behavior. Or beenpossibilitou a percepção about questões not initially considered as or object ofanalyze, as or regional preconceito. Or confrontation à discriminação sofrida by customers éforbidden to trabalhador, quanto à discriminação sofrida by colleagues from trabalho é feito naform of distancing avoiding a major exposure. Percebe-se a Necessity oforganizational culture research allowing the company to condemn fatres thatThe most influential non-work environment, as well as other casestypes of sex orientations and gender identities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5702
dc.date.accessioned 2019-08-12T20:55:57Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T20:55:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão da diversidade pt_BR
dc.subject Preconceito e discriminação pt_BR
dc.subject Homossexualidade pt_BR
dc.subject Gestión de diversidad pt_BR
dc.subject Prejuicio y discriminación pt_BR
dc.subject Homosexualidad pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Iury Matheus Correia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Percepção da gestão da diversidade: um study with homossexuais workers of a contact center in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Iury Matheus Correia. Percepção da gestão da diversidade: um estudo com trabalhadores homossexuais de um contact center em Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5702 pt_BR
dc.description.resumen Hoy en día el mundo del trabajo sufre muchos cambios. La fuerza de trabajo es cada vez más diversa y espacio empresarial llegó a ser compartida y disputada por individuos de diferentes géneros, etnias, generaciones, religiones, orientaciones sexuales también. Este trabajo se realizo con el objetivo de conocer através de experiencias reales, el cotidiano de gays en el mercado de trabajo, delante de las situaciones de prejuicios y discriminación, teniendo la gestión de Diversidad como base teórica, el estudio fue realizado con cuatro operadores de telemarketing de una empresa de Contact Center localizada en la ciudad de Campina Grande – PB. Para la colecta de datos, fueron realizados entrevistas individuales con el rutero de entrevista semi-estructurada. Los resultados presentados se organizan para responder a los objetivos específicos: identificar la percepción de los trabajadores sobre la diversidad organizacional; analizar las relaciones interpersonales en el ambiente de trabajo; conocer las situaciones vivenciadas de discriminación por la orientación sexual; identificar las formas de enfrentamiento. A partir del análisis de los datos la diversidad fue percibida dentro de la organización en aspectos como: género, color, raza, religión, edad, grado de escolaridad, deficiencia física, orientación sexual. En las situaciones vivenciadas el preconcepto es manifestado a través de acciones directas o indirectas de discriminación, agresiones verbales, intimidación a través de comportamientos agresivos y amenazas a la integridad física y moral. La discriminación parte de clientes y colegas de trabajo de nivel jerárquico igual o superior, los agentes son individuos que tienen prejuicios con homosexuales, personas adeptas a una religión que condena la homosexualidad y homosexuales con comportamiento masculinizado que discriminan otros homosexuales con comportamiento afeminado. El estudio posibilito la percepción de cuestiones no consideradas inicialmente como el objeto de investigación, la perjuicio regional. El enfrentamiento a la discriminación realizada por los clientes es imposibilitado por la función del profesional, el enfrentamiento a la discriminación hecha por colegas de trabajo es realizada en la forma de distanciamiento evitando una mayor exposición. Se percibió la necesidad de investigaciones de cultura de la organización, permitiendo que la empresa conozca factores que influencian al trabajador, percibidos individualmente, como también estudios envolviendo otros tipos de orientaciones sexuales e identidades de género. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta