dc.creator.ID |
FERREIRA, I. M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3433223402383204 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SIEBRA, S. S. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Darcon |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA, Vinícius Farias |
|
dc.contributor.referee2ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na atualidade o mundo do trabalho passa por inúmeras transformações. A força de trabalho
tem se tornado cada vez mais diversificada e o espaço corporativo passou a ser compartilhado
e disputado por indivíduos de diferentes gêneros, etnias, gerações, religiões, e também
orientações sexuais. Este estudo buscou analisar a percepção dos trabalhadores homossexuais
quanto à gestão da diversidade, com o intuito de conhecer através da vivência de
homossexuais no mercado de trabalho, as situações de preconceito e discriminação,
considerando a Gestão da Diversidade como base teórica. A pesquisa foi realizada com quatro
operadores de telemarketing de uma empresa de Contact Center localizada na cidade de
Campina Grande/PB. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais com um
roteiro semi-estruturado. Os resultados apresentados se organizam de forma a responder aos
objetivos específicos: conhecer a organização do trabalho, cargos e tarefas dos trabalhadores;
analisar as relações interpessoais no ambiente de trabalho; identificar as situações vivenciadas
de discriminação à orientação sexual e as formas de enfrentamento. A partir da análise dos
dados a diversidade foi percebida dentro da organização em aspectos como: gênero, cor, raça,
religião, idade, grau de escolaridade, deficiência física, orientação sexual, no tocante ao
ingresso na organização e oportunidades de crescimento. Nas situações vivenciadas o
preconceito é manifestado através de ações diretas ou indiretas de discriminação, agressões
verbais, intimidação através de comportamentos agressivos e ameaças à integridade física e
moral. A discriminação parte de clientes e colegas de trabalho de nível hierárquico igual ou
superior, os agentes são indivíduos que tem preconceitos com homossexuais, pessoas adeptas
a uma religião que condena a homossexualidade e homossexuais com comportamento
masculinizado que discriminam os homossexuais com comportamento efeminado. O estudo
possibilitou a percepção sobre questões não consideradas inicialmente como o objeto de
análise, como o preconceito regional. O enfrentamento à discriminação sofrida por clientes é
vedado ao trabalhador, quanto à discriminação sofrida por colegas de trabalho é feito na
forma de distanciamento evitando uma maior exposição. Percebe-se a necessidade de
pesquisas de cultura organizacional permitindo que a empresa conheça fatores que
influenciam as relações no ambiente de trabalho, como também estudos envolvendo outros
tipos de orientações sexuais e identidades de gênero. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Percepção da gestão da diversidade: um estudo com trabalhadores homossexuais de um contact center em Campina Grande – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
At present, or the world of work passes through numerous transformations. Força de trabalhotem becomes more and more diversified e or corporate space passou to be sharedand disputed by individuals of different genres, ethnicities, gerações, religiões, e tambémSexual orientations. This study looked for percepção two workmen homossexuais percepçãoquanto à gestão da diversidade, com or intuito de conhecer through da vivência dehomossexuais no trabalho market, as preconceito and discriminação situations,considering Gestão da Diversidade as a theoretical basis. A search was carried out with fourtelemarketing operators from a Contact Center company located in the city ofCampina Grande / PB. For the queue of data, foram conducted individual interviews com umRoteiro semi-structured. The results presented are organized in a way that responds tospecific objectives: to recognize the organization of jobs, charges and tasks of two workers;analyze the interpessoais interpessoais non ambient de trabalho; identify the situations experiencedof discrimination and sexual orientation and forms of confrontation. From analysis twogiven to diversity foi percebida within the organization in aspects such as: genre, cor, raça,religião, idade, grau de educaidade, physical deficiency, sexual orientation, not related toEntrance to the organization and opportunities of crescimento. Nas experienced orpreconceito é manifested through direct or indirect ações de discriminação, agressõesverbais, intimidação through aggressive behaviors and ameaças à integridade physical emoral. A discriminação part of clients and colleagues of trabalho of nível Hierárquico equal ousuperior, you are undivided agents who fear preconceitos com homossexuais, pessoas adeptasto a religion that condemns homossexuality and homossexuais with behaviormasculinized that discriminate against homossexuais with effeminate behavior. Or beenpossibilitou a percepção about questões not initially considered as or object ofanalyze, as or regional preconceito. Or confrontation à discriminação sofrida by customers éforbidden to trabalhador, quanto à discriminação sofrida by colleagues from trabalho é feito naform of distancing avoiding a major exposure. Percebe-se a Necessity oforganizational culture research allowing the company to condemn fatres thatThe most influential non-work environment, as well as other casestypes of sex orientations and gender identities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5702 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-12T20:55:57Z |
|
dc.date.available |
2019-08-12 |
|
dc.date.available |
2019-08-12T20:55:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão da diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito e discriminação |
pt_BR |
dc.subject |
Homossexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gestión de diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Prejuicio y discriminación |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexualidad |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Iury Matheus Correia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Percepção da gestão da diversidade: um study with homossexuais workers of a contact center in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Iury Matheus Correia. Percepção da gestão da diversidade: um estudo com trabalhadores homossexuais de um contact center em Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5702 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Hoy en día el mundo del trabajo sufre muchos cambios. La fuerza de trabajo es cada vez más
diversa y espacio empresarial llegó a ser compartida y disputada por individuos de diferentes
géneros, etnias, generaciones, religiones, orientaciones sexuales también. Este trabajo se
realizo con el objetivo de conocer através de experiencias reales, el cotidiano de gays en el
mercado de trabajo, delante de las situaciones de prejuicios y discriminación, teniendo la
gestión de Diversidad como base teórica, el estudio fue realizado con cuatro operadores de
telemarketing de una empresa de Contact Center localizada en la ciudad de Campina Grande
– PB. Para la colecta de datos, fueron realizados entrevistas individuales con el rutero de
entrevista semi-estructurada. Los resultados presentados se organizan para responder a los
objetivos específicos: identificar la percepción de los trabajadores sobre la diversidad
organizacional; analizar las relaciones interpersonales en el ambiente de trabajo; conocer las
situaciones vivenciadas de discriminación por la orientación sexual; identificar las formas de
enfrentamiento. A partir del análisis de los datos la diversidad fue percibida dentro de la
organización en aspectos como: género, color, raza, religión, edad, grado de escolaridad,
deficiencia física, orientación sexual. En las situaciones vivenciadas el preconcepto es
manifestado a través de acciones directas o indirectas de discriminación, agresiones verbales,
intimidación a través de comportamientos agresivos y amenazas a la integridad física y moral.
La discriminación parte de clientes y colegas de trabajo de nivel jerárquico igual o superior,
los agentes son individuos que tienen prejuicios con homosexuales, personas adeptas a una
religión que condena la homosexualidad y homosexuales con comportamiento masculinizado
que discriminan otros homosexuales con comportamiento afeminado. El estudio posibilito la
percepción de cuestiones no consideradas inicialmente como el objeto de investigación, la
perjuicio regional. El enfrentamiento a la discriminación realizada por los clientes es
imposibilitado por la función del profesional, el enfrentamiento a la discriminación hecha por
colegas de trabajo es realizada en la forma de distanciamiento evitando una mayor exposición.
Se percibió la necesidad de investigaciones de cultura de la organización, permitiendo que la
empresa conozca factores que influencian al trabajador, percibidos individualmente, como
también estudios envolviendo otros tipos de orientaciones sexuales e identidades de género. |
pt_BR |