DSpace/Manakin Repository

Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIRMO, Luciene Alencar
dc.contributor.advisor1ID FIRMO, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Elmano Pontes
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
dc.contributor.referee2ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.description.resumo O comprometimento organizacional é um dos temas mais estudado nas últimas décadas com o intuito de compreender a relação do funcionário com a organização a qual faz parte. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracteriza o comprometimento organizacional de professores de uma Escola Franqueada de Idiomas de Campina Grande – PB, de acordo com a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) validada por Medeiros (2003), que explora sete bases: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de oportunidades e recompensas e linha consistente de atividade e escassez de alternativas. A pesquisa realizada é caracterizada como quantitativa, exploratória e descritiva, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário proposto por Bastos et al. (2008). De acordo com os dados obtidos, verificou-se que os professores da escola franqueada de idiomas possuem baixo comprometimento organizacional, uma vez que, apenas duas bases alcançaram o nível de comprometimento ideal para uma organização, sendo elas: as bases obrigação pelo desempenho e escassez de alternativas. Contudo as demais bases atingiram um resultado desfavorável para a organização, as bases afetiva, obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividades. Como os achados não podem ser generalizados para outras escolas franqueadas de idiomas e não apresentar esgotamento do tema, uma vez que o mesmo é abrangente, sugere-se a realização de novos estudos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The organizational commitment is one of the most studied topics in recent decades in order to understand the employee's relationship with the organization to which it belongs. This study aims at analyzing how is characterized the organizational commitment of teachers from a Franchised Language School in Campina Grande - PB, according to the Organizational Commitment Basis Scale (OCBS) validated by Medeiros (2003), which explores seven bases: affective, obligation to remain, the performance obligation, affiliative, lack of opportunities and rewards and consistent activity line and lack of alternatives. The research is characterized as quantitative, exploratory and descriptive, and the questionnaire proposed by Bastos et al. (2008) was used as a tool for data collection. According to the achieved data, it was observed that teachers of the franchised language school have low organizational commitment since only two bases reached the level of ideal commitment to an organization, namely: the foundations obligation for performance and scarcity alternatives while the other bases reached with unfavourable results for the organization, namely: affective, obligation to remain, affiliative, lack of rewards and opportunities and consistent line activities bases. Given that findings must not be generalized to other franchised language schools and have no fear of the exhaustion, since it is comprehensive, it is suggested to carry out new studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
dc.date.accessioned 2019-08-12T21:05:45Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T21:05:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comprometimento organizacional pt_BR
dc.subject Escala EBACO pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Organizational commitment pt_BR
dc.subject OCBS scale pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Janaina Mittaly de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Organizational commitment: a study with teachers of a francaise language school in Campina Grande, PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Janaina Mittaly de. Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB. 2015. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta