DSpace/Manakin Repository

Aliança estratégica: estudo de caso de empresas franqueadas no setor imobiliário de Campina Grande – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, J. P. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5413546352851365 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Adriana Salete Dantas de
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, A. S. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Lucia Santana de
dc.contributor.referee1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARROS, Raquel de Andrade
dc.contributor.referee2ID OURIQUES, R. A. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0444852262807091 pt_BR
dc.description.resumo A complexidade do ambiente, aliada a intensa globalização e em que as empresas estão inseridas, tornam necessárias boas ideias inovadoras para facilitar a adequação ao mercado de uma maneira mais rápida, adquirindo uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes. Uma estratégia que vem sendo bastante utilizada é a formação de alianças estratégicas que tem como principal objetivo juntar recursos e competências entre empresas para adquirir uma vantagem competitiva, diminuindo seus riscos e incertezas. Um modelo de alianças estratégicas que vem crescendo de maneira bem rápida no Brasil é a franquia, no qual o proprietário concede a utilização da marca e repassa todo o know-how adquirido para o franqueado, mediante um pagamento previamente definido. Apesar de vários segmentos utilizarem o modelo de franquias, o setor imobiliário ainda é pouco explorado. Na cidade de Campina Grande, por exemplo só há duas franquias imobiliárias e que fazem parte da mesma rede. Diante dessas colocações iniciais, o objetivo geral desta pesquisa é identificar vantagens e desvantagens encontradas por empresas do setor imobiliário de Campina Grande que participam de uma aliança estratégica do tipo franquia. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários, sendo a pesquisa classificado como descritiva com abordagem qualitativa. As análises dos resultados mostraram que foram encontradas diversas vantagens com a adesão à franquia Easy Dream (nome fictício), dentre elas estão a capacitação de maneira contínua tanto para corretores como os diretores franqueados das unidades, bem como a integração de todas as unidades da rede existente, o que possibilita trocas de informações de maneira ágil, facilitando a busca de dados do setor imobiliário das unidades dessa rede de franquias. Entretanto foi constatado que a principal desvantagem ainda é a inflexibilidade por parte da Easy Dream, o que provoca uma lenta adaptação aos moldes dos vários cenários imobiliários presentes no território brasileiro. A pesquisa conclui que a adesão à franquia proporcionou bons resultados as suas unidades, que viram na Easy Dream a possibilidade de unir seus valores com os da organização, o que representa um caso bem sucedido de alianças estratégicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Aliança estratégica: estudo de caso de empresas franqueadas no setor imobiliário de Campina Grande – PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The complexity of the ambient, combined with intense globalization and in which the companies operate, they need good ideas to help bring to market more quickly, gaining a competitive advantage over competitors. A strategy that has been widely used is the formation of strategic alliances with the main objective to pool resources and expertise between companies to get a competitive advantage by lowering their risks and uncertainties. A model of strategic alliances is growing rapidly in Brazil and is the franchise, in which the owner grants the use of the mark and passes all the know-how acquired for the franchisee through a predetermined payment. Although several segments using the franchise model, in real estate is still unexplored. In the city of Campina Grande, for example there are only two real estate franchise and part of the same network. Faced with these initial settings, the general objective of this research is to identify advantages and disadvantages encountered by companies in the real estate Campina Grande sector who participate in a strategic alliance of franchise type. For this purpose, primary and secondary data were collected, and the search classified as descriptive qualitativa. As approach with analysis of the results showed that found several advantages to joining the franchise Easy Dream (fantasy name), among which are training on an ongoing basis both brokers and franchisees directors of the units, as well as the integration of all units of the existing network, allowing exchanges of information in an agile manner, facilitating the search for real estate data units that network of franchises. However it was found that the main drawback is still the inflexibility on the part of Easy Dream, which causes a slow adaptation to molds of various real estate scenarios present in Brazil. The research concludes that joining the franchise provided good results their units, they saw on Easy Dream the possibility of joining their values with the organization, which represents a successful case of strategic alliances. Key-words: pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5705
dc.date.accessioned 2019-08-12T21:14:30Z
dc.date.available 2019-08-12
dc.date.available 2019-08-12T21:14:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alianças estratégicas pt_BR
dc.subject Franquias pt_BR
dc.subject Setor imobiliário pt_BR
dc.subject Strategic alliances pt_BR
dc.subject Franchises pt_BR
dc.subject Real estate pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Jezreel Paulo de Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic Aliança: case study of non-setor imobiliário franchised companies of Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Jezreel Paulo de Barros. Aliança estratégica: estudo de caso de empresas franqueadas no setor imobiliário de Campina Grande – PB. 2015. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5705 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta