dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES NETO, Francisco Firmino. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Leonardo Bruno. |
|
dc.description.resumo |
A televisão chega ao Brasil por volta da década de 1950 e já em 1956 o país tem
aproximadamente 1,5 milhões de aparelhos. Atualmente a televisão é o aparelho mais
comum, presente nas casas de milhões de brasileiros que passam em média 4 a 6 horas,
por dia, acompanhando a programação. Nossa pesquisa, objetiva justamente entender
como a programação televisiva, que se tornou um dos recursos tecnológicos mais
democráticos, está sendo utilizado pelas escolas, principalmente os professores de
História. Portanto, pretendemos abordar o tema referente a contribuição da televisão e
seus recurso para aprendizagem nas aulas da disciplina de História, objetivando refletir
acerca da sua contribuição para com o processo educativo, no que se refere à formação
do professor enquanto mediador e articulador do ensino e aprendizagem e,
consequentemente, com o melhor rendimento do aluno. O estudo será realizado por meio
de pesquisas bibliográficas e da análise dos questionários aplicado entre os professores e
alunos do 3.º ano do Ensino Médio na cidade de São José de Piranhas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A televisão e o ensino de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-25 |
|
dc.description.abstract |
Television first arrived in Brazil in the 1950s and in 1956 the country had approximately
1.5 million devices. Currently televisions are the most common devices, present in
millions of Brazilians’ homes, which lead Brazilian people to spend an average of 4-6
hours a day following television programming. Our research aims to understand how
television programming, which became one of the most democratic technological
resources, is being used by schools, especially by history teachers. Therefore, we intend
to address the issue related to the television contribution and its learning resources in
history classes in order to reflect about the contribution it brings to the educational
process, regarding the teacher’s formation as a facilitator and coordinator of teaching and
learning and, consequently, with a best student achievement. The study will be conducted
through literature research and also through the analysis of the questionnaires applied for
teachers and students of the 3rd year of high school in the town of São José de Piranhas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5722 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-13T11:10:47Z |
|
dc.date.available |
2019-08-13 |
|
dc.date.available |
2019-08-13T11:10:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - meios eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas pedagógicas - televisão |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Electronic Media |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Tools - Television |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Vanderlan do Nascimento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Television and history teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Vanderlan do Nascimento de. A televisão e o ensino de história. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |