dc.creator.ID |
ALCÂNTARA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1220306338616241 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GALVÃO, S. K. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Rozenval de Almeida e. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.alcantara |
|
dc.description.resumo |
Este estudo trata das relações de gênero e as contribuições da prática docente para a
desconstrução de diferenças e preconceitos em relação ao sexismo em sala de aula. A
pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz da cidade de
Sumé/PB em relação às questões de gênero e sexualidade, com foco maior para a questão da
diversidade sexual e de gênero. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratória. A coleta de
dados se desenvolveu através de questionários envolvendo coordenador, professores e alunos
do 1º, 2º e 3ºano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA),
psicóloga e professor do Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escola Professor
José Gonçalves de Queiroz. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores
participantes do questionário entendem sobre as questões de gênero e sexualidade, mas alguns
deles demonstram que ainda existe uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros
Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato no contexto escolar. Embora pretenda-se que o
tema seja debatido de forma interdisiciplinar, existe a necessidade de capacitação de uma
visão mais atualizada e contextualizada com a realidade. Foi identificada uma outra lacuna em
termos de formação escolar para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade
na escola. Quanto aos alunos, estes fazem considerações às questões relacionadas a
sexualidade de forma natural em sua grande maioria mas, por vezes, demonstram opinião
contraditória no desenrolar das respostas abertas do questionário, deixando escapar,
entrelinhas, preconceitos quando opõem suas idéias quanto à homossexualidade. Os
resultados também demonstraram que a discriminação com relação às relações de gênero e
sexualidade no ambiente escolar ainda é bastante velada no seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-23 |
|
dc.description.abstract |
This study deals with gender relations and the contributions of the teaching profession to the
deconstruction of differences and prejudices about sexism in the classroom. The research
aimed to analyze the conceptions of students and teachers of the State School of Elementary
and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz City Sumé/PB in relation to
gender and sexuality, with greater focus to the issue of diversity sexual and gender. The
research methodology is the exploratory type, data collection was developed through
questionnaires involving coordinator, teachers and students of the 1st, 2nd and 3rd year of
high school in the form of Youth and Adult Education (EJA), a psychologist and professor of
the Program Secondary Education Innovator (proEMI) and school professor José Gonçalves
de Queiroz. Os survey results indicated that teachers understand the questionnaire participants
on issues of gender and sexuality, but some of them show that there is still a gap between
what is laid down in the National Curriculum Parameters and what actually happens in the
school context. While it is intended that the issue be debated interdisiciplinar way, there is a
need to train a more updated and contextualized vision to reality. Was identified another gap
in schooling to deal with issues of gender, sexuality and diversity in school. As students, these
considerations are issues related to sexuality naturally mostly but sometimes show
contradictory opinion on the conduct of open questions in the questionnaire, leaking, lines,
prejudices when their ideas as opposed to homosexuality. The results also showed that
discrimination with regard to gender relations and sexuality in the school environment is still
veiled in their daily. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-13T14:13:52Z |
|
dc.date.available |
2019-08-13 |
|
dc.date.available |
2019-08-13T14:13:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual diversity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALCÂNTARA, Evandro Brito de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sexual diversity, sexuality and education: reviewing the concept of gender in the school context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALCÂNTARA, Evandro Brito de. Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741 |
pt_BR |