DSpace/Manakin Repository

Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6016092127210588 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Ivan Fontes.
dc.contributor.referee2 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues
dc.description.resumo Este trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-22
dc.description.abstract This paper concerns about the social representations of high school students from the School Senador José Gaudêncio, in the municipality of Serra Branca - PB regarding the understanding that they have on democracy. It is understood that all social representation is the representation of an object and a subject (REIS & BELLINI, 2011). Therefore, this paper considers the knowledge that is built within the relations of individuals to their space. Thus, through Discourse Analysis of Collective Subject of Lefèvre & Lefèvre (2003) it was possible to make in this paper, the construction of four speeches: Democracy is a form of government of the people; a democratic government is one that "offers" voice to the people; Democracy is linked solely to the exercise of voting. Related policy issues: democracy, power, state, elections, forms of government, are not worked upon sufficiently in the discipline of Sociology. Given this context, it was possible to analyze the social representations of respondents with regard to democracy, and point out how the pedagogical practices developed in the lessons of sociology can contribute to expansion of exposed social representations, in this paper, since the use of appropriate teaching methodologies is sine qua non condition for appropriate learning of any student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
dc.date.accessioned 2019-08-13T14:25:37Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T14:25:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Representação social pt_BR
dc.subject Democracy   pt_BR
dc.subject Sociology teaching   pt_BR
dc.subject Social representation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Mariana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching sociology, democracy and social representation: case study in a public school in Western Parairi Cariri. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta