DSpace/Manakin Repository

As configurações de gênero no ambiente escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6731526754399085 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.referee2 QUEIROZ, Jean César Farias de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.silva3
dc.description.resumo O presente trabalho que tem como título ―as configurações de gênero no ambiente escolar‖ aborda as configurações de gênero, fazendo um debate como o conceito de gênero é formando e como as configurações de gênero se fazem presente no ambiente escolar. Mostrando que a escola tem suma importância na vida do educando, por fazer parte dessa construção social e levando em conta que, o educando passa mais tempo na escola do que em casa. Assim, será no ambiente escolar que ele irá adquirir os conhecimentos para o resto de suas vidas. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, como os alunos lidam com o preconceito todos os dias. A pesquisa utilizou o método de Grupo Focal em um grupo composto por oito adolescentes do Ensino Médio. Neste grupo vimos que a escola não está preparada para lidar com as configurações de gênero no Ensino Médio, que o preconceito existe e que este gera violência simbólica e física. Ressaltando que, na escola, como uma sociedade em si, o preconceito está bem presente contra homossexuais, travestis e todas as outras opções sexuais que seja diferente do que é considerado convencional para a sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As configurações de gênero no ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-22
dc.description.abstract This work is titled "gender’s configurations in the school environment" covers the gender’s configurations that is present in the school environment, doing a discussion how the concept of gender is forming and how gender configurations are present in school environment. Showing that the school has great importance in the life of the student, because is a part of this social construction and taking into account that the student spends more time at school than at home, will be in the school environment that they will acquire the knowledge, for the rest of their lives. For this purpose, we show how the gender configurations are being worked on at school, how students deal with prejudice every day. We made a research and used the focus group method in a eight high school teenagers group. In this group, we saw that the school is not prepared to give you with the settings of gender in high school, that prejudice exists and that this generates symbolic and physical violence. Noting that, in school, as a society itself, prejudice is still present against homosexuals, transvestites, and all other sexual options that is different from what is considered "normal" by society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5744
dc.date.accessioned 2019-08-13T14:36:25Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T14:36:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Preconceito sexual pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Genre   pt_BR
dc.subject Sexuality   pt_BR
dc.subject Sexual prejudice   pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Juliana Feitosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender settings in the school environment. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Juliana Feitosa da. As configurações de gênero no ambiente escolar. 2014. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5744 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta