dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Francisco C. Loiola. |
|
dc.contributor.referee2 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo procurou analisar como os profissionais da educação não docentes, tais como:
Pedagogo, Psicólogo Escolar, Assistente Social e Técnico em Assuntos Educacionais
compreendem e enfrentam o fracasso escolar nas suas ações profissionais do ensino médio
nas escolas públicas federais de Cajazeiras. Nosso objetivo principal foi entender como o
fracasso escolar tem sido pensado e enfrentado por esses profissionais. Com o referencial
teórico contamos com pensamentos de autores tais como: Forgiarini e Silva (2008), Mussoi e
Neves (2009), Conceição (2011), Pinheiro e Alves (2008) e entre outros. Para efetivação do
trabalho, realizamos quatro entrevistas semiestruturadas, compostas por um roteiro com sete
questões. As entrevistas foram tratadas por meio da técnica de Análises de Conteúdo
(temática e enunciação). As análises realizadas demonstraram que para os profissionais
entrevistados o fracasso escolar é um problema que está relacionado à reprovação e à evasão
escolar. Esses também afirmaram que nas instituições em que trabalha os alunos estão
chegando ao Ensino Médio com déficit de aprendizagens no Ensino Fundamental que
repercutem principalmente nas disciplinas da área das ciências exatas. Essas dificuldades de
aprendizagens têm provocado à reprovação e evasão de vários jovens alunos do Ensino
Médio. Os profissionais não docentes também destacaram que os casos mais presentes nas
Instituições em que trabalham estão entrelaçados ao o problema ligado à falta de domínio do
professor em sala de aula, a metodologia empregada pelo professor, à dificuldade de
adaptação dos alunos às escolas públicas federais, a desmotivação e as dificuldades de
aprendizagens. Esses ainda enfatizaram que as instituições têm lidado, na maioria das vezes,
com os casos de fracasso escolar a partir de reuniões multiprofissionais em que os casos são
geralmente refletidos e analisados e para esses são encaminhadas soluções. Analisamos os
resultados alcançados com o trabalho desenvolvido pela instituição e pelos profissionais não
docentes no enfrentamento do fracasso escolar e foi constatado que os profissionais
afirmaram que os resultados têm sido bastante positivos e que o trabalho em equipe tem
contribuído no enfrentamento do fracasso escolar. Então, por intermédio desse estudo,
compreendemos a relevância de se estudar o fenômeno fracasso escolar para que esse
problema venha a ser levado mais a sério pelos profissionais da educação e pelas instituições
de ensino, pois muitos jovens estão desistindo dos seus estudos, sendo assim essencial que
tenhamos um senso critico e reflexivo para analisarmos como este problema vem sendo
vivenciado pelos estudantes e como tem sido enfrentado pelas instituições e por nós
educadores, considerando-se a importância que têm o enfrentamento e a superação deste
fenômeno para que possamos ter em nosso pais uma educação igualitária e de qualidade para
todos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As percepções e o enfrentamento dos profissionais da educação não docentes de Escolas Públicas Federais sobre o fracasso escolar do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to analyze how the professionals of education that are not teachers such as:
Pedagogue, School Psychologist, Social Worker and Educational Technician understand and
face school failure concerning their professional actions on high school of federal public
schools of Cajazeiras. Our main goal was to understand how school failure has been thought
and faced by these professionals. On theoretical framework we have the ideas of authors who
have thought about the school failure theme, such as: Forgiarini and Silva (2008), Mussoi and
Neves (2009), Conceição (2011), Pinheiro and Alves (2008), among others. To realize this
work, we performed four semi-structured interviews, composed by a script with seven
questions. The interviews were led by the Content Analysis technique (thematic and
enunciation), according to Bardin. The analyses showed that according to the professionals
interviewed, school failure is a problem related to failure and escape school. The professionals
also related that in their institutions of work, the students are entering in high school with
deficits of learning that com from elementary school. The repercussions are mainly with the
subjects of exact sciences area. These learning difficulties have caused failure and escape of
many students of high school. The non-teaching professionals also pointed out that the most
common cases in their institutions of work are connected with the following situations: there
are teachers that do not have classroom dominion; the methodology used by the teacher; the
difficulty of students’ adaptation to federal public schools; non-motivation and learning
difficulties. They still emphasized that institutions have led, in most times, with school failure
cases from multiprofessional meetings where the cases are usually reflected, analyzed and
sent to possible solutions. These professionals affirmed that the results obtained with the
confrontation of this problem have been pretty positive and that the team work has
contributed with confrontation of school failure. Thus, through this study, we understand the
relevance of studying the school failure phenomenon so that this problem will be taken more
seriously by education professionals and educational institutions, since many young students
are giving up their studies. Therefore, it is essential that we have a critical and reflexive sense
to analyze how this problem has been experienced by the students and how it has been faced
by the institutions and educators, considering the importance that confrontation and
overcoming of this phenomenon have, so that we can have, in our country, an equal and
quality education for all. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5746 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-13T15:00:26Z |
|
dc.date.available |
2019-08-13 |
|
dc.date.available |
2019-08-13T15:00:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - profissionais não docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - Escola Pública Federal |
pt_BR |
dc.subject |
School failure |
pt_BR |
dc.subject |
Education - non - teaching professionals |
pt_BR |
dc.subject |
High School - Federal Public School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENEZES, Manuela Cristina de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perceptions and coping of education professionals are not Federal Public Schools teachers on school failure medium. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENEZES, Manuela Cristina de. As percepções e o enfrentamento dos profissionais da educação não docentes de Escolas Públicas Federais sobre o fracasso escolar do ensino médio. 2017. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |