SOUZA, J. L. A.; http://lattes.cnpq.br/0292011601560113; SOUZA, Julliermy Luan de Almeida.
Résumé:
Frente à crise ambiental, desencadeada pela crescente degradação dos recursos naturais, fez-se necessária a crescente discussão sobre a busca do equilíbrio nas atividades de produção e consumo em termo de viabilidade econômica e a proteção ao meio ambiente. Nesse contexto, surgiu à proposta de consumo consciente, uma maneira de atenuar os impactos ambientais dos atuais padrões de consumo e redirecionar o comportamento do consumidor para práticas de consumo mais responsáveis e em equilíbrio com a capacidade de reposição da natureza. Assim, constata-se a necessidade de avaliar o comportamento do consumidor e as suas tendências para a adoção de níveis de consumo consciente. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar o comportamento de consumo consciente dos alunos ingressos e egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, a partir da aplicação do Greendex. A justificativa para a realização desta pesquisa ocorre diante da necessidade de entender como os investigados, alunos ingressos e egressos, se comportam com relação as suas práticas cotidianas de consumo consciente, e entender também se o meio em que fazem parte, a comunidade acadêmica, os influenciam a desenvolver práticas conscientes de consumo, apontando assim em direção a responsabilidade ambiental. É importante destacar que há uma grande responsabilidade da Instituição de Ensino Superior na busca por desenvolver uma maior sensibilização em seus discentes, através da informação e do estimulo as práticas ambientalmente corretas, visando influenciar de forma positiva o comportamento de consumo consciente desses futuros gestores, que de acordo com Donaire (2010), precisam de maneira acentuada, incorporar a variável ambiental na prospecção de cenários e na tomada de decisão, buscando promover um equilíbrio entre os interesses econômicos, as práticas de consumo e a preservação ambiental. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa survey, com fins descritivos e de abordagem quantitativa. Tendo em vista todas as análises realizadas tornou-se perceptível que os consumidores pesquisados de ambos os grupos ainda não possuem um nível de conscientização desejada, pois suas práticas de consumo cotidianas ainda apresentam em diversas variáveis de consumo consciente, pontos negativos e em si tratando de futuros gestores, é necessário maior incentivo e instrução quanto as práticas de consumo consciente, visando manter o equilíbrio das decisões de consumo para propiciar maior qualidade de vida dos seres humanos e de todas as espécies, sendo importante destacar a necessidade de que haja uma maior disposição de todos em prol de um ambiente sustentável, por meio de atitudes pessoais conscientes que visem a conservação da natureza para as gerações futuras.