DSpace/Manakin Repository

Indisciplina e instituição de regras em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1773494567067129 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LESSA, Miguel Ângelo Monteiro.
dc.contributor.advisor1ID LESSA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1170042099041804 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Ao decorrer dos anos as escolas passaram a ter como prioridade não apenas a responsabilidade de ensinar seus alunos a ler e escrever. A escola se tornou responsável por formar bons cidadãos. Responsabilidade esta que é repassada através de regras disciplinares. Com isso esta pesquisa teve como objeto de estudo indisciplina e instituição de regras em sala de aula, com o objetivo geral de analisar o surgimento da indisciplina e como as regras disciplinares são estabelecidas e praticadas em sala de aula do ensino fundamental (anos iniciais – 1º ao 5º). Para tanto foram entrevistadas cinco professoras no município de Santa Cruz – PB, conscientizadas e com autorização das mesmas e do gestor escolar, para aplicação dos questionários e analisados através do método de Análise de Conteúdo (AC). Verificou-se através dos relatos obtidos que a indisciplina nos alunos é resultado na maioria das vezes do impasse entre as regras da família e da escola, acarretando assim maus hábitos e comportamentos em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Indisciplina e instituição de regras em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-01
dc.description.abstract Over the years, schools have taken as a priority not only the responsibility of teaching their students to read and write. A school has become responsible for forming good citizens. This responsibility is passed on through disciplinary rules. This research had the objective of studying indiscipline and institution of rules in the classroom, with the general objective of analyzing the emergence of indiscipline and how disciplinary rules are established and practiced in the classroom of elementary schools (initial years - 1º ao 5th). Therefore, five female teachers were interviewed in the city of Santa Cruz - PB, with the knowledge and authorization of the same and the school manager, to apply the questionnaires and analyzed through the Content Analysis method. It was verified through the reports obtained that the indiscipline of the students is most often the result of the disagreement between the rules of the family and the school, thus, causing bad habits and behaviors in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5751
dc.date.accessioned 2019-08-13T15:42:36Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T15:42:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Regras disciplinares pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Indiscipline school pt_BR
dc.subject Disciplinary Rules pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Rita de Cácia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Indiscipline and institutes classroom rules. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Rita de Cácia de. Indisciplina e instituição de regras em sala de aula. 2018. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta