DSpace/Manakin Repository

Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, J. S. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4989846781875583 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria Rosimar G. dos.
dc.contributor.referee3 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.description.resumo O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e desafios no processo compreendido como ensino-aprendizagem nas perspectivas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. O olhar para a história da Educação de Jovens e Adultos se faz compreender no contexto histórico/social, os momentos vividos por essa modalidade da educação. Os estudos desenvolvidos nas teorias da aprendizagem e por pensadores da educação apontam contribuições para a prática pedagógica, identificando ainda alguns desafios para o docente da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica a partir das concepções teóricas de alguns autores e a pesquisa de campo se deu com docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Os resultados obtidos nas entrevistas apontaram que há nas perspectivas docentes um entendimento acerca das contribuições dos teóricos para as práticas pedagógicas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, verificou-se isso de forma mais efetiva através dos métodos que são utilizados pelas docentes, as possibilidades que existem para serem trabalhadas no contexto de jovens e adultos e, por fim, identificando alguns desafios que enfrentam, velhos e novos desafios que tornam-se maiores no segmento de jovens e adultos por estes estarem tendo, talvez, a última oportunidade de estudar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: perspectivas docentes. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This study aims to analyze the possibilities and challenges in the process understood as teaching and learning from the perspectives of teachers from the Youth and Adult Education. The look at the history of the Youth and Adult Education is made to understand the historical / social context, the moments experienced by this type of education. The studies developed in the theories of learning and education thinkers point contributions to pedagogical practice, even identifying some challenges to the teaching of the Youth and Adult Education. The methodology involved the literature from the theoretical concepts of authors and field research was given to teachers who work in the first segment of the Youth and Adult Education three schools of the Municipal Cajazeiras Teaching, high backlands of Paraiba . The results from the interviews indicated that there are prospects teachers an understanding about the contributions of the theoretical to the pedagogical practices in the teaching of Youth and Adult Education, it was found that more effectively through the methods that are used by teachers, the possibilities there are to be worked in the context of youth and adults, and finally, identifying some of the challenges they face, old and new challenges that become larger in the youth segment and adults they are having perhaps the last opportunity to study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5754
dc.date.accessioned 2019-08-13T16:12:19Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T16:12:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Prática pedagógica-EJA pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Docentes - educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice-EJA pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Youth and Adult Teacher Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Joaline Soares Damasceno de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Possibilities and challenges in the teaching-learning process in youth and adult education: teaching perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Joaline Soares Damasceno de. Possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos:perspectivas docentes. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta