DSpace/Manakin Repository

Preparação de professores para trabalhar sexualidade nos primeiros anos do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, I. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2730050134525304 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema a sexualidade, que se apresenta como alvo de amplas discussões. Seu objetivo geral consiste em conhecer como o Curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande prepara os discentes para trabalhar Orientação Sexual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Sua fundamentação teórica aporta-se em autores como: Leão (2009), Figueiró (2006), Ribeiro (1990), Amaral (2007), Ribeiro (2006), Brasil (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo oito questões. A amostra é composta por vinte graduandas. Os critérios de inclusão pautam-se em ser estudante do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, estar cursando um dos dois últimos períodos letivos do curso e ter idade igual ou maior que 18 anos. Para a análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentam que os graduandos do referido curso não se sentem preparados para abordar assuntos ligados à sexualidade humana nas salas de aula. Para melhor preparar os futuros docentes do curso em pauta para o referido trabalho, os sujeitos investigados sugerem a implantação de uma disciplina que aborde a questão. Devido a amplitude da temática, futuras investigações podem ser realizadas com vistas a aprofundar-se mais sobre o tema, trazendo contribuições para a formação de professores com relação ao conhecimento e sua aplicação didática e metodológica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Preparação de professores para trabalhar sexualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-28
dc.description.abstract The presented work has as it’s theme the sexuality, which presents itself as the target of many discussions. It’s goal is mainly to know how the pedagogy course of the Center of formation of teachers of the university of Campina Grande instructs many of the students to work sex education in the initial years of elementary school, as stated for the national curricular parameter.The general goal is to know how the theory behaves with authors like: Leão(2009), Figueró(2006), Pinheiro(1990), Amaral(2007), Ribeiro(2006), Brasil(2001). It’s about a qualitative research of the descriptive type. The test subject was composed of 20 graduating students. The criteria for inclusion was being a student of the pedagogy course of the Center of formation of teachers of the university of Campina Grande in one of the 2 last periods of the course and to be 18 or over this age. For the analyze, it was decided the technique of content analysis.The results shown that the seniors of the said course don’t feel ready to talk about sexual themed topics in the classroom. To better prepare the future of the teachers of the course mentioned before, the investigated folk suggested the implantation of a subject that addresses the said question.Because of the extent of the topic, future investigations may be made with the intent of exploring more about the subject, providing contributions for the formation of teachers related to the knowledge and it’s methodological application. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5755
dc.date.accessioned 2019-08-13T16:42:01Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T16:42:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Orientação sexual pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Sexual orientation pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Indianara Cabral de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher preparation for sexuality work in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Indianara Cabral de.Preparação de professores para trabalhar sexualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. 2018. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta