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Mapeamento de processos em busca de propostas de melhorias organizacionais sustentáveis: um estudo de caso no Hospital Universitário Alcides Carneiro.

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dc.creator.ID FARIA, L. A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1602199853804763 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, P. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.contributor.referee1 BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues
dc.contributor.referee1ID BANDEIRA, L. K. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 pt_BR
dc.contributor.referee2 AMORIM, Bartira Pereira
dc.contributor.referee2ID AMORIM, B. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1252522187116940 pt_BR
dc.description.resumo O desenvolvimento sustentável é hoje um tema bastante debatido em todos os âmbitos da sociedade. Os impactos que a exploração desordenada dos recursos naturais causa, vem trazendo a tona a fragilidade do planeta frente às atitudes humanas. Assim, torna-se fundamental repensar os modos de produção e de desenvolvimento visando à sustentabilidade econômica, social e ambiental. O mapeamento de processos pode apoiar a organização na busca desse fim, revendo posturas e práticas e efetivando melhorias em prol de melhor sustentabilidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo propor melhorias de processos para as atividades da Divisão de Contabilidade e Finanças do Hospital Universitário Alcides Carneiro em busca de melhor sustentabilidade.Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se por ser de caráter descritiva e exploratória, na forma de estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, a observação não participante e entrevistas não-estruturadas e semi-estruturadas com colaboradores atuantes no setor. O tratamento dos dados foi feito através de recursos do Excel e do software Bizagi. Quanto à análise dos dados, caracteriza-se como qualitativa. Os resultados da pesquisa demonstram que a eficiência e a qualidade dos processos estão sendo comprometidos pela carência de recursos de TI e de pessoal para compor o quadro de funcionários. Em relação à sustentabilidade, o setor carece de mais ações orientadas nesse sentido. Todavia, propostas fáceis de serem colocadas em prática podem auxiliar o setor no processo de inovação orientada para as três dimensões da sustentabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Mapeamento de processos em busca de propostas de melhorias organizacionais sustentáveis: um estudo de caso no Hospital Universitário Alcides Carneiro. pt_BR
dc.date.issued 2015-11
dc.description.abstract Sustainable development isnow asubjectverydebatedat all levelsof society.The impactthat theuncontrolled exploitationof naturalresources causes,has broughttolight thefragility of our planetin the face ofhuman attitudes. Thus,it is fundamentalrethinkmodes ofproduction and developmentaimed ateconomic, socialand environmental sustainability.Theprocess mappingcansupport the organizationin the pursuitof this goal, reviewingattitudes andpractices andmaking effectiveimprovementstowardsbettersustainability.Thus, this study aims at discovering how Accounting and Finance Department of the University Hospital AlcidesCarneiro, located in Campina Grande city can innovate in its processes in pursuit of better sustainability. Regarding the methodological procedures, the research presents descriptive and exploratory character, in the form of case study. As data collection instruments were used process mapping of each function in the sector, non-participant observation and unstructured and semi-structured interviews with collaborators working in the sector. The data was analysed through Excel and Bizagi software resources. The analysis of the data is characterized as qualitative. The research results demonstrate that the efficiency and quality of processes are not satisfactory due to the lack of IT resources and people to compose the staff. In regarding sustainability, the sector needs more oriented-action in order to obtain results that are favourable to it. However, easy motions to be put into practice can assist the sector driven innovation process to the three dimensions of sustainability. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5756
dc.date.accessioned 2019-08-13T16:47:30Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T16:47:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Processos pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Sustainable development pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Processes pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIA, Laiana Aparecida de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Process mapping in search of proposals for sustainable organizational improvements: a case study at the university hospital Alcides Carneiro. pt_BR
dc.identifier.citation FARIA, Laiana Aparecida de Lima. Mapeamento de processos em busca de propostas de melhorias organizacionais sustentáveis: um estudo de caso no hospital universitário Alcides Carneiro. 2015. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5756 pt_BR


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