DSpace/Manakin Repository

A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, M. J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, V. S. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4226302751696391 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.araujo
dc.description.resumo O presente estudo tem como foco, conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, em uma escola Estadual de ensino regular, nesse caso a escola Professor José Gonçalves de Queiros, na cidade de Sumé no Cariri Paraibano. Portanto, o objetivo foi conhecer as dificuldades encontradas na prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, bem como, averiguar se os professores estão preparados para receber esses alunos e como se dá essa preparação. Tendo em vista, que a inclusão é um tema de destaque nos dias atuais, damos uma breve introduzida em seu conceito, como também, no conceito de exclusão, pois é a partir deste que podemos falam em inclusão. Assim, adentramos um pouco na historia da educação inclusiva, e como ocorre o processo inclusivo nas escolas. Para isso, usamos uma pesquisa exploratória, ou seja, aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionário que continha perguntas fechadas e abertas. Cabe salientar, que com resultado, foi percebido que o processo de inclusão na Escola estudada ainda é pouco explorado e desconhecido por alguns, isso fica comprovado através das respostas obtidas nos questionários, e através dos gráficos mostrados no decorrer do trabalho. Dessa forma, podemos observar a importância de abordamos tal tema para a nossa cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-15
dc.description.abstract The present study focuses, know the process of inclusion of students with special needs in a mainstream school State, in this case schoolteacher José Gonçalves de Queiros in the city of Sumé Cariri Paraiba. Therefore, the objective was to understand the difficulties encountered in the practice of inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education as well as to ascertain whether teachers are prepared to receive these students and how is this preparation. Given that inclusion is a prominent issue today, we briefly introduced in concept , but also the concept of exclusion, it is from this that we can talk about inclusion , so we entered a bit in history inclusive education and inclusive process as occurs in schools . For this, we use an exploratory research, one that aims to provide greater awareness of the problem in order to make it more explicit or build hypotheses, qualitative approach, using a questionnaire with closed questions and open. It is worth mentioning that with the result, it was realized that the process of inclusion in school is still largely unexplored and unknown to some, this is proven by the responses from the questionnaire, and through the graphics shown in this work. Thus, we can see the importance of this approach theme for our city. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
dc.date.accessioned 2019-08-13T17:16:53Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T17:16:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Exclusão escolar pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject School Exclusion pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Maria José de Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion at José Gonçalves de Queiroz State School in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maria José de Farias. A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB. 2013. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta