DSpace/Manakin Repository

A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo Esta pesquisa intitulada “A Formação docente no curso de Pedagogia: saberes necessários a prática educativa docente nos anos iniciais” tem por objetivo geral analisar o processo de formação dos professores para atuação nos anos iniciais. Temos como questão de pesquisa: Como se dá o processo de formação docente para atuação do professor nos anos iniciais? Para tanto, a pesquisa empírica envidada no estudo se deu mediante a abordagem quanti-qualitativa e levantamento bibliográfico tendo como instrumento de coleta de dados às entrevistas semi-estruturadas por categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de uma pesquisa de campo de caráter exploratório envolvendo 4 sujeitos, sendo 3 professoras que se encontram em atuação docente nos anos inicias em uma escola pública na cidade de Pombal-PB, e 1 discente que ainda está em formação inicial no curso de Pedagogia. Isso no que se refere ao processo de formação docente, bem como os saberes que embasam a prática docente nos anos iniciais conforme as exigências educativas do século XXI. Assim chegamos a algumas conclusões no que se refere aos saberes científicos, prática reflexiva e participativa que na concepção das entrevistadas são relevantes para atuação docente. Dessa forma para que o professor possa desenvolver uma prática condizente com as exigências educacionais para o processo de socialização e formação humana com os alunos é importante um olhar crítico reflexivo de sua prática instigando a pensar que saberes e competências são essenciais e imprescindíveis a formação profissional. Partindo dessa concepção o curso de Pedagogia que prepara o educador para o exercício do magistério nos anos iniciais em suas possibilidades de otimização contribuiu cientificamente, pedagogicamente e subjetividade para formação do ato da profissão docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação docente: saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract This research entitled "Teacher training in the course of Pedagogy: knowledge necessary for educational practice in the initial years" aims to analyze the process of teacher training for action in the initial years. We have as a research question: How does the process of teacher training for teacher performance occur in the initial years? In order to do so, the empirical research carried out in the study was based on the quantitative-qualitative approach and bibliographical survey, having as data collection instrument the semi-structured interviews by simple categorization of the data by recurrent terms. What subsidized the analyzes developed here, based on an exploratory field research involving 4 subjects, 3 teachers who are in teaching in the years beginning in a public school in the city of Pombal-PB, and 1 student who is still in initial formation in the Pedagogy course. This is what concerns the process of teacher training, as well as the knowledge that underlies the teaching practice in the initial years according to the educational requirements of the 21st century. Thus we arrive at some conclusions regarding the scientific knowledge, reflexive and participative practice that in the conception of the interviewees are relevant for teaching performance. Thus, in order for the teacher to develop a practice consistent with the educational requirements for the process of socialization and human formation with the students, it is important to look critically reflective of their practice by instigating to think that knowledge and skills are essential and essential to professional training. Starting from this conception the course of Pedagogy that prepares the educator for the exercise of the teaching in the initial years in its possibilities of optimization contributed scientifically, pedagogically and subjectivity for the formation of the act of the teaching profession. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5759
dc.date.accessioned 2019-08-13T17:30:11Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T17:30:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Professor - séries iniciais pt_BR
dc.subject Saberes docentes - pedagogos pt_BR
dc.subject Práticas reflexiva pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Teacher - early grades pt_BR
dc.subject Teaching knowledge - pedagogues pt_BR
dc.subject Reflective Practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Nínive de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher education: knowledge necessary for educational practice in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Nínive de Sousa. A formação docente:saberes necessários a prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 144f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta