DSpace/Manakin Repository

O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID HILARIO, P. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3601308298344955 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, V. S. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4226302751696391 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.referee2 GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.hilario
dc.description.resumo A Sociologia é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional com a aprovação da Lei nº 9.394/96 e sua atualização pelo ex- vice-presidente José de Alencar através da Lei n.º 11.684/2008. Espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam ter adquirido conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. O trabalho tem como objetivo entender as representações dos alunos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Tendo a obrigatoriedade da disciplina, o que pensam os alunos? Como percebem o papel da Sociologia em sua formação? Com a pretensão de analisar estas indagações, foram pesquisados 02 grupos de alunos um de escola pública (E.E.E.F.M José Gonçalves de Queiroz) e outro de escola privada (Instituto Educacional Imaculada Conceição) da cidade de Sumé-PB. Para o estudo utilizaram-se grupos focais com alunos de ambas as instituições de ensino. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizou-se a teoria das Representações Sociais, em que Serge Moscovici, Denise Jodelet, e Celso Pereira de Sá foram os principais representantes teóricos. Os resultados sobre a representação dos alunos revelam que a disciplina de Sociologia no Ensino Médio contribui para o entendimento da sociedade contemporânea para além do senso comum e também para a construção do posicionamento crítico sobre a realidade em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-18
dc.description.abstract Sociology is an obligatory subject in the national extent with the approval of Law No. 9,394 / 96 and its update by the former Vice President Jose de Alencar by Law No. 11,684 / 2008. It is expected that students at the end of high school may have acquired necessary knowledge for the exercise of citizenship. The study aims to understand the students representations about teaching sociology in high school. Having the mandatory of the discipline, what do the students think about? How they perceive the role of sociology in your training? With the intention of analyze these questions, 02 groups of students, one from a public school (EEEFM José Gonçalves de Queiroz) and other from a private school (Educational Institute Immaculate Conception) of Sumé-PB city were surveyed. For the study we used focus groups with students from both educational institutions. As the basis for theoretical development, we used the theory of Social Representations, in which Serge Moscovici, Denise Jodelet, and Celso de Sá Pereira were the main theoretical representatives. The results on the students representations reveal that the discipline of sociology in high school contributes to the understanding of contemporary society beyond the common sense, and also to build the critical positioning of the reality in which they live. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
dc.date.accessioned 2019-08-13T18:33:40Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T18:33:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Representação social - Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject Social Representation - Sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The students' view on the teaching of sociology in public and private schools in the city of Sumé / PB. pt_BR
dc.identifier.citation HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB. 2014. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta