DSpace/Manakin Repository

Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, C. B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5271872654424713 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CALDAS, Patrícia Trindade.
dc.contributor.advisor1ID CALDAS, P. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 pt_BR
dc.contributor.referee1 SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
dc.contributor.referee1ID SIEBRA, S. S. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1732301263739249 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Luciene Firmo.
dc.contributor.referee2ID ALENCAR, L. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.description.resumo O comprometimento corresponde ao vínculo estabelecido pelo indivíduo através da identificação, dedicação, compromisso e forte sentimento positivo ou de lealdade em relação a sua carreira / trabalho / organização. Este tema pode ser analisado em praticamente todas as organizações e pode ser investigado sob diferentes perspectivas, com foco em diversos objetos sociais. Com o objetivo de analisar o comprometimento organizacional de docentes de instituições de ensino superior públicas, foi realizada a presente pesquisa, que teve como base teórica conceitos sobre comprometimento, com destaque ao comprometimento organizacional. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa descritiva, e como técnica de coleta de dados foi aplicado questionário, composto por questões abertas e fechadas, baseado na Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que foi elaborada e validada por Medeiros (2003), com o objetivo de mensurar o construto e seus indicadores no contexto brasileiro. A análise dos dados foi quantiqualitativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que os professores das duas instituições públicas pesquisadas são comprometidos e estão no mesmo nível em todas as bases, não apresentando diferenças significativas entre as instituições. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The commitment corresponds to the link established by the individual by identifying, dedication, compromise and strong positive feeling or loyalty to your career / job / organization. This theme can be analyzed in almost all organizations and can be investigated from different perspectives, focusing on various social objects. With the aim of analyzing the organizational commitment of professors of public institutions, this research was conducted, which had as theoretical concepts based on commitment, especially when organizational commitment was made. Methodologically, it was opted for a descriptive research, and as a technique for data collection, questionnaires were applied with open and closed questions, based on the Scale Bases of Organizational Commitment (EBACO), which was developed and validated by Medeiros (2003) with the aim of measuring the construct and its indicators in the Brazilian context. The data analysis was quantitative and qualitative. According to the results, it was found that teachers in public institutions surveyed are compromised and are at the same level in all bases, with no significant differences between the institutions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764
dc.date.accessioned 2019-08-13T18:49:00Z
dc.date.available 2019-08-13
dc.date.available 2019-08-13T18:49:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comprometimento organizacional pt_BR
dc.subject Instituições de ensino superior públicas pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Organizational commitment pt_BR
dc.subject Public institutions of higher education pt_BR
dc.subject Professors pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Cristiane Brasilino Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Organizational commitment: a study among professors of the public HEI Administration course in Campina Grande, PB. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Cristiane Brasilino Soares. Comprometimento organizacional: um estudo entre docentes do curso de Administração de IES públicas de Campina Grande, PB. 2014. 71 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5764 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta