dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, J. D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.description.resumo |
O Estágio Curricular Supervisionado constitui uma imprescindível etapa dos cursos de
formação de professores. Após o estudo de diversas teorias educacionais, as atividades desta
disciplina são iniciadas para garantir ao graduando conhecimentos prévios acerca da realidade
na qual irá, posteriormente, atuar. Nesta perspectiva, as disciplinas do Componente Curricular
Estágio Supervisionado têm como objetivo inserir o estagiário no ambiente escolar, para que,
desta forma, o mesmo consiga analisar crítica e reflexivamente as metodologias e formas de
ensino, o que contribuirá na construção do perfil docente do futuro professor. Neste sentido, a
presente pesquisa teve por objetivo compreender a relevância do estágio supervisionado para
alunos e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do CFP/UFCG, campus
de Cajazeiras. A mesma foi idealizada com um caráter qualiquantitativo, utilizando-se de um
formulário aplicado a uma parcela de alunos e egressos do curso supramencionado, sendo
realizada no período de 15 de março a 30 de julho de 2016. Os resultados obtidos mostram
que as atividades propostas no Estágio Curricular Supervisionado são de inegável relevância
para uma formação docente de qualidade, e que os entrevistados mostram-se cientes da
importância das mesmas. Constatou-se ainda a necessidade de uma maior aproximação entre
as teorias vistas nas disciplinas do curso e as atividades do estágio, a fim de otimizar a
formação docente inicial oferecida aos alunos de Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
O estágio supervisionado na formação inicial de professores de biologia: concepções dos discentes e egressos do curso de licenciatura em ciências biológicas do CFP/UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-03 |
|
dc.description.abstract |
The Supervised Curricular Internship constitutes an essential stage of teacher training
courses. After studying in various educational theories, the activities of this course are
initiated to ensure the graduating prior knowledge of the reality in which it will subsequently
act. In this perspective, the disciplines of Curriculum Component Supervised Internship aim
to put the trainee in the school environment, so that in this way the same can analyze critically
and reflectively methodologies and forms of education, which will help in the construction of
the teaching of the future profile teacher. In this sense, this research aimed to understand the
relevance of supervised training for students and graduates of Biological Sciences Degree
Course, from CFP / UFCG, campus Cajazeiras. . The same was conceived with a quantitative
and qualitative character, using a form applied to a portion of students and graduates of the
above course, being held from March 15 to July 30, 2016. The obtained results show that the
activities proposed in the Curricular Supervised are of undeniable importance for a teacher
training quality, and that respondents show themselves aware of the importance of the same. It
was noted still a need for a closer relationship between the theories seen in the course subjects
and internship activities in order to optimize the initial teacher education offered to students of
Biological Sciences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5789 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-14T15:53:10Z |
|
dc.date.available |
2019-08-14 |
|
dc.date.available |
2019-08-14T15:53:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - formação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Professional Training Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Professional Qualification |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIANO, Antonia Zildeni Araújo Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The supervised internship in the initial formation of biology teachers: conceptions of the students and graduates of the undergraduate course in biological sciences of CFP / UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIANO,Antonia Zildeni Araújo Dias. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de biologia: concepções dos discentes e egressos do curso de licenciatura em ciências biológicas do CFP/ UFCG. 2016. 58f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |