DSpace/Manakin Repository

A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6886463694124911 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Lindiberg Farias Duarte da.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Maria Leide Silva de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2013.tccmon.sousa
dc.description.resumo O presente trabalho objetivou apresentar a prática da compostagem e verificar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental II sobre a necessidade de conservação dos solos, a partir de conversas, apresentação de palestras e realização de oficinas. As atividades foram realizadas em duas turmas da Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica, experimental e descritiva, com a aplicação de um questionário para saber o conhecimento prévio dos estudantes sobre a compostagem, seguido de palestras com narração e acompanhamento de todas as etapas de um processo de compostagem, além da socialização de conhecimento sobre solos e agroecologia através de palestras e oficinas ministradas no Viveiro de Mudas. Os resultados da pesquisa mostraram que a compostagem, além de ser forma simples, barata e prática de aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no campo ou na cidade, serve como um excelente instrumento para a promoção da educação ambiental, alertando sobre o risco de proliferação de doenças e contaminação da água e do solo advindos pelo manejo e destinação inadequados dos resíduos orgânicos, evidenciando a compostagem como alternativa de conservação dos solos, em especial no contexto do Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This study aimed to present the practice of composting and verify the perception of students from the 7 th grade levelI Ion the need for conservation of soils, from conversations, present in glectures and workshops. The activities were conducted in two groups of Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz. The methodology consisted of literature research, experimental and descriptive, with the application of a questionnaire to know the students' prior knowledge about composting, followed by lectures with narration and monitoring of all stages of a composting process, and the socialization of knowledge about soil sand agroecology through lectures and workshops given in Seedling Nursery. The results showed that composting, besides being simple, inexpensive and practical utilization of organic waste generated in the countryside or in the city, serves as an excellent tool for promoting environmental education, warning of the risk of proliferation of diseases and contamination of water and soil management and disposal arising by inadequate waste organic, demonstrating composting as an alternative soil conservation, especially in the context of the semiarid region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799
dc.date.accessioned 2019-08-15T11:11:51Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T11:11:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Conservação pt_BR
dc.subject Environmental education   pt_BR
dc.subject Agroecology   pt_BR
dc.subject Conservation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Jaceny Batista de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Composting as an agroecological practice: a case study at the Sumé-PB Agrotechnical School. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Jaceny Batista de. A compostagem como prática agroecológica: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de Sumé-PB. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5799 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta