dc.creator.ID |
OLIVEIRA, S. C. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3025705976004082 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. |
|
dc.contributor.referee2 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.description.resumo |
A prática da leitura constitui-se como práxis indispensável ao desenvolvimento da cidadania. E
ainda, ao exercício profissional de todos numa sociedade que tem o letramento como condição
básica para a inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as
concepções dos professores acerca da prática da leitura para a formação docente. Os objetivos
específicos são: conhecer a concepção dos professores universitários acerca da importância da
leitura para a formação docente; identificar a concepção dos graduandos de Pedagogia acerca
da importância da leitura para o processo de formação inicial; investigar a concepção dos
professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da importância da leitura para o
processo de formação continuada. Este trabalho é norteado pelo seguinte questionamento: como
a leitura pode contribuir para o aprimoramento da formação docente? Quanto ao percurso
metodológico a primeira parte da pesquisa constituiu-se de um levantamento bibliográfico. A
segunda etapa foi uma pesquisa de campo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa. O
locus da pesquisa foi uma escola pública estadual do município de Cajazeiras/PB e o Centro de
Formação de Professores (CFP). Participaram da pesquisa seis sujeitos, a saber: dois
graduandos do curso de Pedagogia do CFP; duas professoras do CFP e duas professoras da
educação básica. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada.
Resultados: o estudo realizado nos permite ratificar que a leitura é um meio eficaz de contribuir
efetivamente com a formação docente. Os dados encontrados nesta pesquisa mostraram que a
leitura contribui para a formação docente em todos os segmentos aqui discutidos, tanto para
adquirir novos saberes, quanto para ampliar outros, aumentar o vocabulário, criar novas
estratégias de ensino, ter autonomia nas discussões e também é um dos meios de ascender no
mercado de trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The practice of reading constitutes as indispensable action to the development of the citizenship.
And still, at the professional exercise of all people in a society that has the literacy as basic
condition for the insertion in the job market. This research has as general objective to analyze
the contributions of the practice of reading for teachers training. The specific objectives are: to
know the perception of the academicals teachers concerning to the importance of reading for
teachers training; to identify the conception of the students in the final years of Pedagogy degree
about the importance of reading for the initial education process; to investigate the conception
of the teachers from the begins years of elementary school on the importance of the reading for
the continuing education process. This work is orientated by the following question: how can
reading contribute to the enhancement of teachers’ formation? Relating to the methodological
course the first part of this research was constituted of a bibliographical survey. The second
stage was a field research, of the exploratory type with qualitative approach. The locus of the
research was a state public school of Cajazeiras town in Paraiba, and the Center of Formation
of Teachers (CFP). Six subjects participated of this research: two students in the final year of
Pedagogy degree of CFP; two teachers of CFP and two teachers of the basic education. The
instrument of collection of data was the interview semi structured. Results: the carried out study
allows us to assure that the reading is an effective way of contributing for the teaching
formation. The data found in this research showed that the reading contributes to the teaching
training in all of the segments here discussed, so much to acquire new knowledge, as to enlarge
others, to increase the vocabulary, to create new teaching strategies, to have autonomy in the
discussions and also, it is one of the means for reaching the job market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5811 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-15T13:28:03Z |
|
dc.date.available |
2019-08-15 |
|
dc.date.available |
2019-08-15T13:28:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática da leitura na formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice in teacher education |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers' conceptions about reading for teacher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Simone Cosma Galdino de. As concepções dos professores acerca da leitura para a formação docente. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |