DSpace/Manakin Repository

Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3464504047649604 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-07
dc.description.abstract A survey of the reality of Cajazeiras public schools, today provided a study on the topic: “High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and opportunities in school management”, with the aim of examining how school management operates across the high teacher turnover in the first years of state and local public schools, the urban area of Cajazeiras-PB, to disclosing the possible dilemmas faced by managers and investigate what are the prospects and possibilities that lay hold managers to identify and resolve the problem of high turnover. The research provided the construction of three chapters, aligned between topics and subtopics. Thus, it is an outline of the presentation of the subjects and the research scenario, the second deals with the high teacher turnover and its implications for teaching in the first chapter and, finally, the third one refers to school management and its possibilities in the High teacher turnover, as well as search results. For this study, several texts, books, dissertations, and articles as a benchmark for theoretical background, found within the studies were used: BRAZIL. Law of Guidelines and Bases of National Education (1996); DANTAS, Heloysa (1992), LA TAILLE, Yves (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Louisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); Tassoni, Cristina Martins and Elvira MILK Sérgio Antônio da Silva (2013). To reach the completion of the work, it was necessary the use of exploratory research that subsidies for research were successful. Thus, if elencaram - some of the causes and/or paradigms that cause the high teacher turnover in public schools of that city. The information gained from the survey indicate that, pretty, so some gaps in specific training in management and in the performance of the managers, it was noticed that there is some negligence on the part of agencies to support schools with regard to continuing education for managers, making with the possible solutions that can be taken by the school management did not materialize. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818
dc.date.accessioned 2019-08-15T15:37:56Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T15:37:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Rotatividade docente pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.subject Teacher turnover pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and possibilities in school management. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta