DSpace/Manakin Repository

A compreensão de conceitos básicos de genética por estudantes do 3º ano do ensino médio na cidade de Aurora-CE.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Udson.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8715098938592033 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Rosana Ferreira.
dc.contributor.referee2 FREIRE, Eder Almeida.
dc.description.resumo Neste trabalho buscou-se entender como os estudantes concluintes do ensino médio, na cidade de Aurora, compreendem e relacionam conceitos fundamentais de Genética. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário aos discentes matriculados nas turmas de 3° ano do ensino médio, em duas instituições de ensino básico, localizadas no município de Aurora, Estado do Ceará. A saber: Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado e Escola Estadual de Educação Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado. Como resultado, foi percebido que a maioria dos discentes das duas instituições supracitadas apropriou-se da palavra e não, necessariamente do conceito, apresentando uma percepção do conteúdo não elaborada. Tendo em vista estes aspectos, podemos perceber que os alunos de 3° ano das duas instituições estão ligados a concepção de “Ciência pronta”. Portanto, as informações aqui geradas permitem reconhecer a necessidade de novas metodologias de ensino de Genética. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A compreensão de conceitos básicos de genética por estudantes do 3º ano do ensino médio na cidade de Aurora-CE. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This study aims to understand how the students who are graduating high school understand and relate fundamental concepts of Genetics. As a data collection instrument, a questionnaire was applied to students enrolled in the 3rd year of high school classes of two teaching institutions - Notary José Pinto Quezado Full-Time State School and Leopoldina Gonçalves Quezado Professional Education State School, both located in the City of Aurora, CE. The results indicate that the majority of the students of both mentioned institutions appropriated the word and not necessarily of the concept, presenting a perception of the content not elaborated. In these aspects, it can be seen that the 3rd year students of both institutions are linked to the concept of "Science ready". Therefore, the information generated here allows recognizing the need for new genetic teaching methodologies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5819
dc.date.accessioned 2019-08-15T15:46:54Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T15:46:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Genética - ensino pt_BR
dc.subject Biologia - ensino pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Genetics - Teaching pt_BR
dc.subject Biology - Teaching pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria Geilza dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Understanding of basic genetics concepts by high school students in Aurora-CE. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Geilza dos Santos. A compreensão de conceitos básicos de genética por estudantes do 3º ano do ensino médio na cidade de Aurora-CE. 2018. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta