DSpace/Manakin Repository

Crowdsourcing e gamificação no combate à dengue.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, R. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8229375116009759 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.advisor1ID MOURA, J. A. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.referee2 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.description.resumo Técnicas de crowdsourcing buscam empregar a experiência, a inteligência ou o conhecimento de uma grande população sobre algum assunto, em prol do desenvolvimento ou melhoria potencialmente rápida e econômica de solução de problemas. A participação dos usuários é o ponto principal para o bom funcionamento dessas técnicas, entretanto, manter uma população contribuindo de forma eficaz em uma comunidade não é tarefa simples, razão por que encontramos, cada vez mais crowdsourcing associado a outras técnicas como, por exemplo, gamificação. Como tal, a conjunção de técnicas tem despertado o interesse de pesquisadores para a aplicação em diversos campos, incluindo a área de saúde. No combate à dengue, quando seria útil que o governo se aliasse à população, crowdsourcing e gamificação têm sido pouco utilizados, porém esta dissertação de mestrado buscou contribuir com a aplicação de crowdsourcing e gamificação no combate à dengue, que é uma doença negligenciada e assim chamada por atrair menos investimentos em pesquisas do que a AIDS, o câncer, a tuberculose e a malária, o que torna a dengue mais letal e com taxa crescente de mortalidade. No Brasil, o combate à dengue é tipicamente designada à atribuição de dois órgãos públicos: à Vigilância Ambiental - VA e à Vigilância Epidemiológica – VE, contudo, normalmente esses órgãos apresentam recursos materiais, estruturais e humanos insuficientes para um combate mais eficaz, em termos dos seguintes indicadores de sucesso: número de notificações, tempo de ação e de tomada de decisão e grau de integração da VA/VE. A questão de pesquisa que esta dissertação de mestrado endereça, é: “Um sistema colaborativo baseado nos principais conceitos de crowdsourcing e gamificação influenciará favoravelmente tais indicadores de sucesso?” No caso, o sistema usará os conceitos supracitados e será disponibilizado em plataforma Web com acessos via dispositivos de computação móvel (inclusive). A metodologia utilizada para o desenvolvimento do software foi a XP, que é recomendada quando o objetivo é entregar as funcionalidades de forma rápida e eficiente. Esta pesquisa foi conduzida em parceria com a VA e VE do município de Campina Grande - PB e teve como recurso metodológico alguns estudos exploratórios, como: pesquisa de campo, para conhecer os processos operacionais das equipes da VA e VE; entrevista semiestruturada com membros da VA/VE para identificar os principais pontos críticos nos processos de combate à dengue; entrevista estruturada com 3 usuários do disk dengue; definição das métricas de sucesso em parceria com a equipe da VE; apresentação dos screenshots do sistema para VA/VE; apresentação do protótipo para ambos os órgãos e priorização das funcionalidades e desenvolvimento do sistema. A validação do protótipo indicou melhorias significativas nos indicadores de sucesso quando comparados com as formas de denúncia já existente, disk dengue e dengue zap. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Exatas e da Natureza pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Crowdsourcing e gamificação no combate à dengue. pt_BR
dc.date.issued 2015-07-31
dc.description.abstract Crowdsourcing techniques try to use the experience, intelligence or knowledge of a large population on a matter, for the development or potentially quick economic improvement and troubleshooting. The participation of users is the main point for proper operation of these techniques. However, keeping a population contributing effectively in a community is not an easy task, so increasingly crowdsourcing is associated with other techniques, such as gamification. As such, the combination of techniques has aroused the interest of researchers for use in various fields, including the health area. In the fight against dengue, when it would be helpful if the government allied with the population, crowdsourcing and gamification have been used very little. This dissertation aimed to contribute to an application of crowdsourcing and gamification in combating dengue. Dengue is a neglected disease, named as such for attracting less investment in research than AIDS, cancer, tuberculosis and malaria that makes dengue more lethal and having an increasing mortality rate. In Brazil, the fight against dengue is typically assigned to two government agencies: Environmental Monitoring - VA and epidemiological surveillance - VE. However, these bodies usually have insufficient materials, structural resources and human workers for a more effective fight in terms of the following indicators of success: number of notifications, time of action and decision-making, and degree of integration of VA / VE. The research question that this Masters Dissertation addresses is: "Would a collaborative system based on key concepts of crowdsourcing and gamification favorably influence such indicators of success?" In the case, the system will use the above concepts and will be available on a Web platform with access via mobile computing devices (inclusive). The methodology used to develop the software was XP, which is recommended when the goal is to deliver the features quickly and efficiently. This research was conducted in partnership with the VA and VE of the Campina Grande - PB city, and had as a methodological feature some exploratory studies, such as field research to meet the operational processes of the VA and VE teams, semi-structured interviews with members of the VA / VE to identify major gaps in the fight against dengue cases; structured interviews with three members of the dengue hotline; defining success metrics in partnership with the team of VE; presentation of system screenshots for VA / VE; presentation of the prototype for both agencies and prioritization of features and system development. The validation of the prototype indicated significant improvements in indicators of success when compared to existing forms of denunciation, disk dengue and dengue zap. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/581
dc.date.accessioned 2018-05-04T18:36:20Z
dc.date.available 2018-05-04
dc.date.available 2018-05-04T18:36:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Crowdsourcing pt_BR
dc.subject Dengue pt_BR
dc.subject Combate à Dengue pt_BR
dc.subject Computação e Saúde pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ruan Pierre de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Crowdsourcing and gamification in the fight against dengue tropical disease. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ruan Pierre de. Crowdsourcing e gamificação no combate à dengue. 2015. 160 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação). Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/581 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta