dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Ednaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico intitulado: Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão
docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: tem como objetivo
investigar e analisar o processo de formação e os saberes, perspectivas e dilemas da profissão
docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de compreender
quais as implicações da formação e dos saberes no cotidiano da prática educativa diante dos
dilemas da contemporaneidade? Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os
conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a importância dos saberes docente e
os dilemas da profissão docente. A pesquisa foi realizada numa escola municipal da cidade de
Cachoeira dos Índios - PB, da zona rural. O estudo foi desenvolvido por meio de uma
pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores: Novóa
(2002), Pimenta (2007), Ghedin (2002), Tardif (2008), Franco (2008), entre outros estudiosos
e pesquisadores da formação docente e os saberes do conhecimento, da experiência e
pedagógicos. Foi realizada uma pesquisa de campo, com (quatro) 04 docentes de Educação
Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na coleta de dados utilizou-se como
procedimentos uma entrevista semiestruturada aplicada com (dez) 10 questões anexa ao
trabalho. Após a investigação constatou os seguintes resultados: os professores reconhecem a
contribuição da formação inicial, e a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, como
possibilidade de construir novos conhecimentos para ressignificar os saberes docentes
necessários à prática educativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-19 |
|
dc.description.abstract |
This monograph entitled: Training and knowledge: prospects and dilemmas of the teaching
profession in early childhood education and early years of elementary education: aims to
investigate and analyze the process of training and knowledge, perspectives and dilemmas of
the teaching profession in kindergarten and Years Initials of primary school, in order to
understand the implications of training and knowledge in the educational practice every day
before the contemporary dilemmas? This theme was chosen in order to increase knowledge on
the topic and better understand the importance of teaching knowledge and the dilemmas of the
teaching profession. The survey was conducted in a municipal school in Cachoeira dos Indios
- PB, the countryside. The study was developed through a literature search based on the
theoretical contributions of the following authors: Novoa (2002), Pepper (2007), Ghedin
(2002), Tardif (2008), Franco (2008), among other scholars and researchers training teaching
and knowledge of knowledge, experience and teaching. A field survey was carried out with
(four) 04 teachers of Early Childhood Education and Early Years of elementary school, and
the data collection was used as a semi-structured interview procedures as applied to (ten) 10
questions attached to the work. After the investigation found the following results: teachers
recognize the contribution of initial training, and the need for continuous training and
reflective, as the possibility of building new knowledge to reframe the knowledge teachers
need to educational practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5820 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-15T15:56:32Z |
|
dc.date.available |
2019-08-15 |
|
dc.date.available |
2019-08-15T15:56:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectivas |
pt_BR |
dc.subject |
Dilemas |
pt_BR |
dc.subject |
Formation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Prospects |
pt_BR |
dc.subject |
Dilemmas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Sebastiana de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training and knowledge: perspectives and dilemmas of the teaching profession in early childhood education and early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Sebastiana de Sousa. Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |