DSpace/Manakin Repository

Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico intitulado: Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: tem como objetivo investigar e analisar o processo de formação e os saberes, perspectivas e dilemas da profissão docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de compreender quais as implicações da formação e dos saberes no cotidiano da prática educativa diante dos dilemas da contemporaneidade? Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a importância dos saberes docente e os dilemas da profissão docente. A pesquisa foi realizada numa escola municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - PB, da zona rural. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores: Novóa (2002), Pimenta (2007), Ghedin (2002), Tardif (2008), Franco (2008), entre outros estudiosos e pesquisadores da formação docente e os saberes do conhecimento, da experiência e pedagógicos. Foi realizada uma pesquisa de campo, com (quatro) 04 docentes de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na coleta de dados utilizou-se como procedimentos uma entrevista semiestruturada aplicada com (dez) 10 questões anexa ao trabalho. Após a investigação constatou os seguintes resultados: os professores reconhecem a contribuição da formação inicial, e a necessidade de uma formação contínua e reflexiva, como possibilidade de construir novos conhecimentos para ressignificar os saberes docentes necessários à prática educativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-19
dc.description.abstract This monograph entitled: Training and knowledge: prospects and dilemmas of the teaching profession in early childhood education and early years of elementary education: aims to investigate and analyze the process of training and knowledge, perspectives and dilemmas of the teaching profession in kindergarten and Years Initials of primary school, in order to understand the implications of training and knowledge in the educational practice every day before the contemporary dilemmas? This theme was chosen in order to increase knowledge on the topic and better understand the importance of teaching knowledge and the dilemmas of the teaching profession. The survey was conducted in a municipal school in Cachoeira dos Indios - PB, the countryside. The study was developed through a literature search based on the theoretical contributions of the following authors: Novoa (2002), Pepper (2007), Ghedin (2002), Tardif (2008), Franco (2008), among other scholars and researchers training teaching and knowledge of knowledge, experience and teaching. A field survey was carried out with (four) 04 teachers of Early Childhood Education and Early Years of elementary school, and the data collection was used as a semi-structured interview procedures as applied to (ten) 10 questions attached to the work. After the investigation found the following results: teachers recognize the contribution of initial training, and the need for continuous training and reflective, as the possibility of building new knowledge to reframe the knowledge teachers need to educational practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5820
dc.date.accessioned 2019-08-15T15:56:32Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T15:56:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Perspectivas pt_BR
dc.subject Dilemas pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Prospects pt_BR
dc.subject Dilemmas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Sebastiana de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training and knowledge: perspectives and dilemmas of the teaching profession in early childhood education and early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Sebastiana de Sousa. Formação e saberes: perspectivas e dilemas da profissão docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta