DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Luísa de Marillac.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijiane Marques.
dc.description.resumo O presente trabalho possui como principal objetivo compreender a construção da identidade dos professores em sala de aula do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ao considerar o nível acelerado das mudanças sociais, é perceptível que é no âmbito educacional, uma das primeiras instituições a sentir a diferença. Assim sendo, é possível perceber as dificuldades que os professores passam para definir e delimitar suas reais funções, causando desta forma uma “crise de identidade”. Sobre identidade, eixo norteador deste trabalho, pode-se afirmar que é construída na interação social e cultural dos sujeitos. Na busca desta compreensão, julgamos ser necessário enfatizar sobre as representações sociais dos professores, no intuito de entender até que ponto, a formação, a experiência, auxiliam na construção das representações. A pesquisa foi realizada através da abordagem autobiográfica em que o sujeito é o responsável pela elaboração e reconstrução de sua memória, narra acontecimentos a partir de uma demanda de observações e práticas, vivenciadas nos estágios supervisionados e como bolsistas do PIBID. Deste modo, esperamos contribuir na busca em compreender o universo docente, auxiliar e motivar profissionais em início de carreira, além dos professores que almejam melhorar sua prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-05
dc.description.abstract El presente trabajo tiene como principal objetivo comprender la construcción de la identidad de los profesores que trabajan en la primária y la secundária. Al considerar el nivel acelerado de los cambios sociales, se torna perceptible que es en el ámbito educativo, una de las primeras instrucciones a sentir la diferencia. Por lo tanto, es posible percibir las dificultades que los profesores pasan para definir y delimitar sus reales funcione, causando entonces uma “crisis de identidad”. Sobre identidad, punto norteador de este trabajo, se puede afirmar que se construye en la interacción social y cultural de los sujetos. En la búsqueda de una comprensión, creemos en la necesidad de enfatizar acerca de las representaciones sociales de los profesores, para que se pueda entender hasta que punto la formación, la experiência, auxilian en la construcción de las representaciones. La investigación há sido realizada a través del abordaje autobiográfico en que el sujeto es el responsable por la elaboración y reconstrucción de su memória, narra acontecimientos a partir de una demanda de observaciones y prácticas vivenciadas en el período de pasantía supervisada y como becarios del PIBID. De este modo, esperamos contribuir en la búsqueda de una comprensión del universo docente, auxiliar y motivar a profesionales en el início de la carrera, además de los profesores que desean mejorar su práctica. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5821
dc.date.accessioned 2019-08-15T16:53:50Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T16:53:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Professional Identity pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Simone da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflections on social identity and representation in the educational context. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Simone da Silva. Reflexões sobre identidade e representação sociais no contexto educacional. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta