DSpace/Manakin Repository

A avaliação da aprendizagem sob o ponto de vista dos professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CORDEIRO JÚNIOR, A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.cordeirojunior
dc.description.resumo Esta pesquisa aborda a avaliação da aprendizagem escolar e tem como título “A Avaliação da Aprendizagem sob o Ponto de Vista dos Professores”. Tem como objetivo compreender a concepção dos professores sobre a avaliação e quais a influência dessa concepção no processo de sala de aula. Nesta pesquisa foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa tendo sido realizada uma pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Português de uma escola em São João do Cariri-PB, que responderam ao questionário e permitiram a observação de suas aulas. Após a coleta de dados, as informações foram sistematizadas de modo a identificar o pensar e o fazer dos professores sobre o processo avaliativo. Os resultados indicam que a avaliação é confundida com verificação da aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A avaliação da aprendizagem sob o ponto de vista dos professores. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-27
dc.description.abstract This research addresses the assessment of school learning and is titled "The Assessment of Learning under the Viewpoint of Teachers" and aims to understand the conception of teachers on evaluation and what the influence of this conception in the classroom process. In this research assumptions of qualitative research field research was performed were used. For the research, the data collection instrument used was a questionnaire consisting of open and closed questions. The subjects were of Portuguese teachers of a school in the ray tracing-PB, who responded to the questionnaire and allowed the observation of their classes. After collecting data, the information was systematized in order to identify the thinking and doing of teachers about the evaluation process. The results indicate that evaluation is mistaken for verification of learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5828
dc.date.accessioned 2019-08-15T18:59:02Z
dc.date.available 2019-08-15
dc.date.available 2019-08-15T18:59:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Concepção de avaliação - professores pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Evaluation Design - Teachers pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORDEIRO JÚNIOR, Aluizio Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The assessment of learning from the point of view of teachers. pt_BR
dc.identifier.citation CORDEIRO JUNIOR, Aluizio Ferreira. A avaliação da aprendizagem sob o ponto de vista dos professores. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5828 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta